Em um jogo fraco tecnicamente, Flamengo e Vasco empataram por 1 a 1, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 26.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e frustraram os seus torcedores. O time rubro-negro desperdiçou a oportunidade de avançar na tabela de classificação para tentar se aproximar da faixa de classificação à Copa Libertadores. Já o rival alvinegro permaneceu na zona de rebaixamento.
A partida justificou a campanha irregular dos dois times. Erros de passes constantes, além de falhas individuais e total falta de criatividade, marcaram o clássico. Os dois goleiros praticamente não foram exigidos, tal a falta de objetividade de ambos os ataques. Pelo Vasco, Juninho Pernambucano, em seu 12.º jogo seguido, já dava sinais de desgaste e levou cartão amarelo ao cometer uma falta que não é de seu feitio: entrou de sola em Paulinho. O veterano craque foi substituído no intervalo.
Antes disso, em um raro momento de perigo, Paulinho aproveitou uma “furada” do zagueiro Cris, avançou pela direita e viu Hernane livre na área. Depois do passe, o artilheiro do Flamengo na competição, com 10 gols, concluiu, livre, para abrir o placar. Quase que o Flamengo ampliou em seguida. O Vasco se assustou com a desvantagem e aumentou seu volume de erros, o que deixou o goleiro Diogo Silva muito nervoso.
O time de Dorival Júnior reagiu no segundo tempo e precisou também de um erro, desta vez de João Paulo, do Flamengo, para chegar ao empate. A jogada, bem construída, começou com Marlone e terminou com um chute rasteiro de Willie.
O restante do jogo misturou correria, quedas e a omissão do árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro, que expulsou Dorival Júnior por reclamação, mas deixou em campo o zagueiro Wallace, do Flamengo, que só foi advertido com um cartão amarelo, quando durante toda a partida foi responsável por três irregularidades que teriam de ser punidas com cartão. Ou seja, também tinha de ter sido expulso. Ao final, o único aplaudido foi o lateral-direito Leonardo Moura, que completou 450 jogos pelo clube rubro-negro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 1 VASCO
FLAMENGO – Paulo Victor; Leonardo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo (Luiz Antônio) e André Santos (Gabriel); Paulinho (Rafinha) e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.
VASCO – Diogo Silva; Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Juninho (Willie) e Jhon Cley (Wendel); Marlone e Edmilson (André). Técnico: Dorival Júnior.
GOLS – Hernane, aos 33 minutos do primeiro tempo; Willie, aos 8 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Wallace e André Santos (Flamengo); Juninho Pernambucano, Pedro Ken, Jhon Cley e Yotún (Vasco).
ÁRBITRO – Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).
RENDA – R$ 2.054.140,00.
PÚBLICO – 34.597 pagantes.
LOCAL – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).