Flamengo e São Paulo fazem hoje, às 16h, no Maracanã, um dos maiores clássicos do futebol nacional e com ingredientes que prometem dar mais emoção à partida. Os dois times fazem campanhas irregulares no Brasileiro. O Mengo é o 19.º, com 16 pontos, enquanto o Tricolor é o nono colocado com 22 pontos, pouco para um time que possui Kaká no elenco, além de ter contratado Ricardinho.
Depois de ter saído do Maracanã sob vaias, na última quarta-feira com o empate em 1 a 1 com o Bahia, o Flamengo necessita de um resultado positivo para afastar a ameaça de crise e escapar das últimas colocações. Para isso, o técnico Evaristo de Macedo tem a volta de dois jogadores que não atuaram na última partida: o goleiro Diego e o cabeça-de-área André Gomes.
O time carioca, porém, continua com a enfermaria lotada. Estão vetados o goleiro Júlio César, e os laterais Alessandro e Athirson. O atacante Zé Carlos, que estava machucado, já voltou a treinar mas não será escalado por estar sem ritmo.
Depois de uma boa atuação em sua estréia no Flamengo, o atacante Sandro Hiroshi enfrentará seu ex-clube e espera um melhor rendimento. “Superei os problemas físicos e, aos poucos, vou crescer ainda mais”, disse confiante.
O São Paulo enfrenta os cariocas com total consciência da necessidade de uma vitória. A equipe está sem vencer há cinco jogos e não ocupa mais a zona de classificação.
A torcida são-paulina já começou a pressionar a diretoria e a equipe, mas seu principal alvo de críticas tem sido o técnico Oswaldo de Oliveira. Nos jogos contra o Palmeiras e o Atlético-MG vários gritos de “burro!” foram destinados ao treinador, que tem se mostrado tranqüilo em relação às reclamações.
E para chegar à tão almejada vitória, o São Paulo terá de volta um de seus principais jogadores, cuja ausência nas quatro últimas partidas foi bastante sentida: o volante Maldonado. O jogador se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e volta otimista para enfrentar o Flamengo.
Nas laterais, setor mais criticado do São Paulo nas últimas partidas, Gabriel e Jorginho Paulista foram mantidos. Rafael realmente perdeu a posição na lateral direita, enquanto Gustavo Nery sequer foi relacionado para o jogo, em virtude de uma contusão na coxa direita.