O primeiro confronto na história entre Fluminense e Flamengo por uma competição continental bem que poderia ser apagado dos livros. As equipes empataram por 0 a 0 na abertura da fase preliminar da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, no Maracanã, em uma partida que não interessava especialmente o time das Laranjeiras, que atuaram com reservas. O Fluminense avançará para a segunda fase com empate com gols, daqui a duas semanas.
Com a presença de titulares importantes, o Flamengo dominou amplamente a primeira etapa. Antes mesmo dos nove minutos, já havia colocado duas bolas no poste direito de Rafael.
Aos três minutos, Dênis Marques lançou Everton Silva, que cruzou na cabeça do atacante. A finalização parou na trave. Aos oito minutos, Aírton viu a defesa abrir a sua frente e emendou forte chute de fora da área. A bola explodiu no pé da trave.
A falta de entrosamento ficava visível pelo lado do Fluminense, inteiramente composta por reservas. Com três volantes, o Fluminense tinha dificuldades de chegar ao gol adversário e não obrigou Bruno a nenhuma defesa difícil. Foram 10 finalizações do Flamengo, contra apenas uma dos rivais.
A jogada mais bonita foi criada pelo sempre voluntarioso Emerson, aos 39 minutos. Ele recebeu na esquerda, emendou um drible do elástico em Dalton e cruzou rasteiro. Dênis Marques não conseguiu completar a gol.
O domínio do Flamengo permaneceu na segunda etapa, mas a qualidade técnica caiu muito. Sem criatividade e errando o último passe, o Flamengo não conseguiu criar nenhuma jogada efetiva.
A melhor chance de todo o segundo tempo surgiu aos 24 minutos, quando Petkovic emendou de primeira sobra de bola na entrada da área, e obrigou Rafael a boa defesa.
Deste instante até o apito final foi uma sucessão de equívocos, com o Fluminense acuado tentando, sem sucesso, encontrar um contra-ataque. O empate sem gols combinou com o desinteresse de ambas as equipes pela competição.
REFORÇO – Após a partida, a diretoria do Flamengo anunciou a contratação do zagueiro Lima, ex-Atlético Mineiro, que estava no Betis, da Espanha. O jogador assinou contrato por um ano.
Ficha Técnica:
Fluminense 0 x 0 Flamengo
Fluminense – Rafael; Mariano, Dalton, Cássio e João Paulo; Fabinho, Fábio Santos (Raphael Augusto), Diguinho, Maurício (Maicon) e Carlos Eduardo; Alan (Radamés). Técnico – Renato Gaúcho.
Flamengo – Bruno; David, Aírton e Fabrício; Everton Silva, Willians, Lenon, Petkovic (Zé Roberto) e Everton; Emerson e Denis Marques (Maxi). Técnico – Andrade.
Cartões amarelos – Diguinho, Dalton, Fábio Santos (Fluminense); Willians, Everton e Everton Silva (Flamengo).
Árbitro – Roberto Silvera (URU).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).