Manaus viveu neste sábado um momento histórico para o basquete brasileiro. No primeiro jogo do NBB disputado na região Norte, Vasco e Flamengo protagonizaram um grande clássico na Arena Amadeu Teixeira, em duelo marcado pela festa das duas torcidas. Melhor para os rubro-negros, que venceram por 94 a 86.
O placar, contudo, aos menos neste sábado, ficou em segundo plano. Na “estreia” da região Norte no NBB, mais de quatro mil pessoas encheram a Arena Amadeu Teixeira e deram um clima festivo ao evento. Nem mesmo as goteiras no ginásio – que atrasaram o início da partida em alguns minutos – atrapalharam o ânimo de flamenguistas e vascaínos.
E, com a bola quicando, o duelo seguiu parelho até o final do primeiro tempo, que fechou com vitória do Flamengo por 43 a 41. Mas, na etapa final, com a boa atuação de Marquinhos (25 pontos) e Olivinha (16 pontos e 11 rebotes), a equipe deslanchou e ganhou com tranquilidade.
Essa foi a 17ª vitória em 23 partidas do Flamengo, que segue na liderança do NBB. Já o Vasco permanece na nona posição, com 12 triunfos em 24 jogos. “Nosso foco é a manutenção da liderança. Uma vitória como essa, em uma partida como essa, é muito importante. Foi muito legal ter as duas torcidas, todos puderam sentir esse calor do clássico. Isso mostra o poder do basquete e o que o basquete pode fazer no Brasil inteiro”, comentou José Neto, técnico do Flamengo.
Já o ala/armador Hélio, apesar de lamentar a derrota, destacou a boa atuação do Vasco. “Vencer ou perder faz parte do esporte. É claro que ninguém no mundo queria mais essa vitória do que nós, mas o que levamos dessa partida foi que crescemos como time. Estamos buscando uma regularidade, formar uma equipe com alma, coração. Soubemos valorizar cada momento do jogo e isso foi bem válido.”