O Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 1, neste domingo (4), no Maracanã, e conquistou o título do Campeonato Carioca. Com o resultado, o time da Gávea chega a 30 taças estaduais, igualando a marca do Fluminense como maior vencedor do torneio.
Para chegar à vitória, o time comandado por Joel Santana teve de virar o jogo. Foi o Botafogo quem abriu o placar, aos 22 minutos da primeira etapa, em cobrança de falta de Lúcio Flávio. O capitão botafoguense, que era dúvida para a partida, contou com falha do goleiro Bruno para colocar seu time em vantagem.
Mesmo atrás no placar, o Flamengo manteve a calma para conseguir o empate que lhe daria o título – a primeira partida, há uma semana, terminou com vitória de 1 a 0. A igualdade veio no início do segundo tempo, aos 3 minutos, com o atacante Obina, que havia acabado de entrar.
Precisando a vitória, o Botafogo lançou-se ao ataque e permitiu que o adversário contra-atacasse. E foi aí que a dupla Obina e Diego Tardelli, colocada no intervalo por Joel Santana, funcionou ainda melhor, como na primeira partida da final.
Aos 36 minutos da segunda etapa, Tardelli aproveitou boa jogada de Juan e colocou os flamenguistas na frente. Dez minutos depois já nos acréscimos, o atacante avançou pela esquerda do ataque e deu passe para Obina marcar pela segunda vez na partida, e pela terceira na série decisiva.