Flamengo demite Jayme de Almeida e Pelaipe sai junto

A derrota para o rival Fluminense no domingo culminou na demissão de Jayme de Almeida do cargo de técnico e do diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, no Flamengo. A permanência do treinador vinha sendo contestada no clube desde a eliminação precoce na Libertadores deste ano, mas a demissão do dirigente foi tida como surpresa em uma nota oficial que o clube divulgou na noite desta segunda-feira, anunciando as baixas.

“O Flamengo acertou o encerramento dos contratos de alguns dos seus principais colaboradores que formavam a equipe técnica do futebol profissional. Aos grandes profissionais Paulo Pelaipe, Jayme de Almeida e suas respectivas equipes, cujos trabalhos tantas alegrias deram à ‘Nação Rubro-Negra’, fica o nosso maior agradecimento pela maneira séria, correta e dedicada com que sempre trataram o Flamengo”, diz a nota do clube.

A expectativa no clube é pelo anúncio, nesta terça-feira, de Ney Franco, que pediu demissão do Vitória nesta segunda, como substituto de Jayme de Almeida. Ney se desligou do clube baiano – já mirando assumir o Fla – antes mesmo de a diretoria carioca se pronunciar sobre a saída de Jayme.

“Se isso for verdade, estou perplexo. Lidei de forma honesta com toda a situação”, disse o treinador, em entrevista à ESPN Brasil, na hora do almoço, já comentando sua demissão do cargo, que só foi anunciada no começo da noite.

Os novos integrantes da comissão técnica e do comando do futebol do clube terão a oportunidade de conhecer e preparar melhor o time durante a Copa: O intervalo servirá como uma espécie de pré-temporada. Porém, antes do recesso, haverá ainda mais cinco rodadas para o Flamengo tentar recuperar o time no Campeonato Brasileiro.

Jayme de Almeida – Desde 2010, Jayme de Almeida trabalhava como auxiliar técnico do clube e sua consolidação no comando do time só ocorreu oficialmente em setembro de 2013, após a saída conturbada do consagrado Mano Menezes, que pediu demissão do cargo. Antes de ser efetivado, Jayme de Almeida já havia assumido o time interinamente por três vezes.

Recebido com desconfiança, o técnico reergueu a equipe rubro-negra e conquistou a Copa do Brasil de 2013 e o Campeonato Carioca de 2014 e teve seu contrato, que ia até o fim de 2013, renovado até 2015. Mas a campanha negativa na Libertadores acabou antecipando sua saída do clube.

O aproveitamento de Jayme de Almeida no comando do clube rubro-negro foi bom. Em 53 partidas, foram 28 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Em sua gestão, alguns jogadores como o atacante Paulinho e os jovens Samir e Luiz Antônio que, até então não recebiam muitas oportunidades no time, ganharam destaque na conquista da Copa do Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo