Em um jogo que relembrou os grandes clássicos da década de 1980, o Flamengo levou a melhor contra o Atlético Mineiro e venceu por 3 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão. Com a vitória, o time carioca se consolidou como um dos fortes candidatos ao título do Brasileirão.
O Flamengo ocupa agora a terceira posição da tabela, com 57 pontos, apenas dois a menos que o líder São Paulo. O Palmeiras caiu para a segunda posição, com 58, ao ser derrotado pelo Fluminense. Já o Atlético-MG, continua com 56 pontos, mas caiu para a quarta posição, faltando quatro rodadas para o final do campeonato.
Cada vez mais embalado no Brasileiro, o Flamengo abriu o placar logo aos 9 minutos de jogo. Petkovic, na primeira investida do Flamengo, cobrou escanteio pela esquerda e marcou seu segundo gol olímpico na competição – o primeiro aconteceu na partida com o Palmeiras.
Os mineiros não se abateram com o gol e pressionaram os visitantes. Porém, não conseguiram armar jogadas perigosas contra a meta do goleiro Bruno. O Flamengo, por sua vez, mostrou maior eficiência no ataque e aumentou a vantagem no placar aos 39 minutos. Maldonado recebeu a bola na meia-lua, cortou para a direita, e bateu cruzado e rasteiro, tirando do alcance do goleiro Carini.
No intervalo, o técnico Celso Roth substituiu o volante Renan pelo meia Evandro e o Atlético encontrou um jogo mais ofensivo. Logo aos 5 minutos do 2º tempo, Thiago Feltri cruzou pela esquerda, a bola foi desviada na área, e Ricardinho chegou de trás, na marca do pênalti, para diminuir para os donos da casa.
O gol no início deu novo ânimo para o Atlético, que voltou a pressionar o Flamengo. O time comandado por Andrade, de olho no cronômetro e na tabela do campeonato, diminuiu o volume de jogo e reduziu a cadência da partida na etapa complementar, impedindo a reação dos anfitriões.
Em um lance isolado, Fierro recebeu a bola pela direita e cruzou para a área. O artilheiro Adriano subiu mais que a zaga e cabeceou para o fundo das redes de Carini, encerrando o placar e se igualando a Diego Tardelli na luta pela artilharia. O jogador do Flamengo soma agora os mesmos 18 gols de Tardelli.
Na próxima rodada, o Flamengo irá enfrentar o Náutico, nos Aflitos, no domingo. Um dia antes, o Atlético entrará em campo para encarar o Coritiba, no Couto Pereira.
Ficha Técnica:
Atlético-MG 1 x 3 Flamengo
Atlético-MG – Carini; Carlos Alberto, Benitez, Werley, Thiago Feltri; Jonílson, Renan (Evandro), Correa (Serginho), Ricardinho; Éder Luís (Rentería) e Diego Tardelli. Técnico: Celso Roth.
Flamengo – Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim, Juan; Airton (Toró), Maldonado, Willians, Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Wellinton) e Adriano. Técnico: Andrade.
Gols – Petkovic, aos 10, Maldonado, aos 39 minutos do primeiro tempo. Ricardinho, aos 5, e Adriano, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Evandro (Atlético-MG); Juan e Bruno (Flamengo).
Árbitro – Leonardo Gaciba da Silva (RS).
Renda – R$ 984.112,00.
Público – 63.285 torcedores.
Local – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).