O planejamento da diretoria do Flamengo era que o avião fretado com jogadores e comissão técnica decolasse nesta quarta-feira do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Lima, no Peru, onde jogará neste sábado a decisão da Copa Libertadores contra o River Plate, às 15h30. Mas nada disso aconteceu e, com muito atraso, a aeronave só saiu do solo às 16h28. O motivo? A festa de milhares de torcedores que se aglomeraram desde o início da manhã no portão de entrada do Terminal de Cargas do aeroporto, por onde o ônibus do clube tinha que passar.

continua após a publicidade

O dia do Flamengo começou no Ninho do Urubu, onde o técnico português Jorge Jesus comandou pela manhã o último treinamento em solo brasileiro antes da viagem ao Peru. Por volta de 12h30, a delegação embarcou no ônibus rumo ao aeroporto e logo no portão do CT uma multidão, fazendo muita festa, quase impediu que ele passasse pelas ruas do bairro na zona oeste do Rio de Janeiro.

Ultrapassada a barreira de torcedores, o ônibus pegou vias expressas da capital carioca, como a Linha Amarela e a Linha Vermelha, para chegar ao Galeão. Após cerca de 40 minutos de trajeto, o veículo se aproximou da entrada do Terminal de Cargas e teve de atravessar, bem devagar e com muita cautela, um “mar de torcedores” que se espremiam para tentar ficar perto do ônibus e dar algum aceno aos jogadores.

Para percorrer cerca de 300 metros e entrar na área reservada do aeroporto, sem muita ajuda da Polícia Militar e das autoridades de trânsito do Rio de Janeiro, o ônibus gastou quase uma hora. Até um alambrado do local caiu com tantas pessoas em um pequeno espaço, mas não há informações sobre feridos.

continua após a publicidade

Depois da entrada do ônibus, uma confusão aconteceu no local onde estavam os torcedores. Policiais militares jogaram bombas de gás lacrimogênio para tentar dispersar a multidão e muita correria foi vista, também sem notícia de pessoas feridas.

Já sem a presença de torcedores, a delegação do Flamengo embarcou para Lima, onde nesta quinta-feira fará o primeiro treino no CT da seleção peruana. Na sexta, as atividades do dia serão o reconhecimento do gramado do estádio Monumental, palco da decisão, e a entrevista coletiva do técnico português Jorge Jesus e de um jogador, ainda não definido. O jogo no sábado terá início às 17 horas (de Brasília).

continua após a publicidade