O Cruzeiro deixou escapar a vitória sobre o Flamengo aos 48 minutos do segundo tempo, na primeira partida da final da Copa do Brasil, disputada ontem no Maracanã, e cedeu o empate por 1 a 1. Um gol de letra de Alex, pouco antes, parecia ter definido o resultado. Mas Fernando Baiano acertou chute forte da pequena área, depois de três ataques seguidos do Flamengo, todos interceptados pelo goleiro Gomes. Na quarta-feira, as duas equipes voltam a se enfrentar no Mineirão. Quem vencer, conquista o título. Se houver empate sem gol, o Cruzeiro sagra-se campeão. Na hipótese de um novo 1 a 1, a Copa do Brasil vai ser decidida nos pênaltis. Qualquer outro resultado de igualdade (2×2, 3×3, etc) favorece o Flamengo.
O jogo deste domingo terminou tenso e o técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, foi atrás do árbitro Carlos Eugenio Simon para protestar. “Você nos prejudicou, nos tirou dois jogadores”, gritou.
Ele referia-se ao terceiro cartão amarelo aplicado aos zagueiros Edu Dracena e Thiago. Os dois não participarão da partida final e foram punidos corretamente, por falta violenta.
Na partida, o Flamengo dependia do talento de Felipe, muito marcado, e das arrancadas de Athirson, sem inspiração. O Cruzeiro cadenciava a partida e não atuava no mesmo ritmo das últimas apresentações. O grande lance do primeiro tempo foi criado por Edílson, que driblou dois adversários e obrigou Gomes a praticar ótima defesa.
O Cruzeiro voltou mais aguerrido após o intervalo. Aristizábal desperdiçou uma oportunidade em passe de Deivid. Depois, foi a vez de Zé Carlos dar a resposta e tentar de bicicleta. Aos 30, no entanto, ocorreu o lance mais bonito da partida. Deivid cruzou da direita, Alex se antecipou à zaga e tocou de letra para marcar: Cruzeiro 1 a 0.
A partir daí, o Flamengo passou a exercer forte pressão. Na tentativa de empatar a partida, foi ao ataque e por pouco não levou o segundo gol. Edílson fez um gol anulado e a torcida carioca já não esperava mais a reação. No último minuto, após cobrança de escanteio, Fernando Baiano, sem marcação, empatou. “Entrei no final certo de que poderia ajudar. Ajudei e quero fazer mais ainda na quarta-feira”, disse o atacante.
Ficha Técnica
Flamengo 1×1 Cruzeiro
Flamengo: Júlio César; André Bahia, Váldson (Fernando Baiano) e Fernando; Luciano, Fabinho, André Gomes (Igor), Felipe e Athirson; Edílson e Zé Carlos (Jean). Técnico: Nelsinho Baptista.
Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Edu Dracena, Thiago e Leandro Silva; Augusto Recife, Wendell, Márcio (Jardel) e Alex; Aristizábal (Luisão) e Deivid (Mota). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Alex, aos 30, e Fernando Baiano, aos 48 do segundo tempo.
Renda: R$ 698.479,00. Público: 73.104 presentes.