O Flamengo desperdiçou uma ótima oportunidade de encostar no líder Grêmio ao empatar por 0 a 0 com o Vitória, nesta quarta-feira, no Barradão, em Salvador. O resultado foi ruim para a equipe carioca, que saiu do G-4 do Brasileirão, embora esteja a três pontos do time gaúcho. O Fla caiu do quarto para o quinto lugar, e tem agora 56 pontos.
Para o Vitória, a igualdade não mudou muita coisa. A equipe baiana continua bem na disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana, e até subiu uma posição, chegando a nona colocação, com 45 pontos.
Nesta quarta, o Barradão ficou parcialmente sem luz pouco antes de a bola rolar. O motivo foram duas torres de iluminação do estádio que queimaram. O incidente retardou o começo do jogo em cinco minutos. Só foi a partida iniciar e um novo apagão paralisou o confronto por 25 minutos, prejudicando o aquecimento das duas equipes.
A iluminação, enfim, foi restabelecida e os dois times esbanjaram energia em campo. Como correram. Não havia bola perdida. Parecia até final de Brasileirão. Faltou ao Flamengo ser mais criativo no ataque e finalizar mais a gol na etapa inicial. O time carioca não soube aproveitar a linha de impedimento feita pelo Vitória. Errou muito o último passe.
Já a perigosa equipe baiana não conseguiu superar a bem armada zaga rival nos primeiros 45 minutos. Só ameaçou o goleiro Bruno em chutes de fora da área. Poderia ter sido mais ousada. “Temos que manter a pegada”, disse o atacante Marcelinho Paraíba, no intervalo.
O Flamengo vai lamentar até o próximo confronto as chances desperdiçadas no segundo tempo. A primeira foi de Obina. O atacante cabeceou rente a trave esquerda. Subiu livre, leve e solto, e errou o alvo.
Depois, foi a vez de Leonardo Moura, que perdeu um gol incrível, daqueles que entram para história. Goleiro batido, bola à feição, e o lateral-direito chutou por cima do gol. Ninguém entendeu como ele finalizou tão mal, sem marcação, sem nada para atrapalhá-lo. O Flamengo perdeu dois preciosos pontos por causa da má pontaria.
Ficha Técnica:
Vitória 0 x 0 Flamengo
Vitória – Viáfara; Marco Aurélio, Leonardo Silva, Thiago Gomes e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willians (Ricardinho) e Jackson (Ramon); Marquinhos e Rodrigão (Robert). Técnico: Vágner Mancini.
Flamengo – Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Íbson (Fierro) e Kléberson; Marcelinho Paraíba (Maxi) e Obina (Vandinho). Técnico: Caio Júnior.
Cartões amarelos – Leonardo Silva, Willians, Marco Aurélio e Jackson (Vitória); Kléberson e Obina (Flamengo).
Árbitro – Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP).
Renda – R$ 573.300,00.
Público – 35.915 espectadores.
Local – Estádio Barradão, em Salvador (BA).