O Flamengo espantou de vez o fantasma do rebaixamento. Embalado pela boa vitória sobre o Atlético-MG, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, o time carioca arrasou a Chapecoense, pelo placar de 3 a 0, no Maracanã, na noite deste domingo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O resultado reduziu consideravelmente as chances de queda do Flamengo. Faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão, o time chegou aos 43 pontos, a apenas dois da meta que é considerada a garantia matemática de permanência na primeira divisão.

Na 10ª posição da tabela, o Flamengo ganhou tranquilidade para concentrar sua atenção no jogo decisivo da semifinal da Copa do Brasil, com o Atlético-MG, na quarta-feira, em Belo Horizonte. A equipe catarinense, por outro lado, completou quatro jogos sem vencer e segue com risco de cair para a segunda divisão. No 15º lugar, tem 36 pontos, apenas dois acima da zona do descenso.

As equipes iniciaram o jogo de forma bem ousada, partindo para o ataque. Antes da metade da primeira etapa foram criadas oportunidades claras de gol para os dois lados. Pelo time visitante, Leandro recebeu uma bola sozinho de frente para Paulo Victor, bateu no gol mas o goleiro fez grande defesa. O Flamengo, um pouco melhor, respondeu com um chute de Nixon no travessão e, momentos depois, Léo Moura ainda desperdiçou um pênalti, defendido por Danilo.

continua após a publicidade

O time carioca se manteve no domínio do jogo após o intervalo, trabalhando a bola, enquanto a equipe catarinense se postava recuada demais. Em cinco minutos, o lateral Anderson Pico, que vem surpreendo pelo bom futebol apresentado desde que chegou ao Flamengo, mostrou que está em boa fase. Aos 10, ele abriu o placar com um chute da fora da área e, em seguida, aos 15, cruzou para Nixon marcar 2 a 0.

A Chapecoense sentiu os golpes e não conseguia se impor. Confusa, a defesa sofria com a pressão rubro-negra e acabou vencida mais uma vez por Nixon, que recebeu um cruzamento na área e marcou seu segundo gol de voleio. No fim, os dois times diminuíram o ritmo e o dono da casa não teve dificuldade para manter a vantagem.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 3 x 0 CHAPECOENSE

FLAMENGO – Paulo Victor; Léo Moura (Léo), Wallace, Samir e Anderson Pico; Amaral, Márcio Araújo, Canteros e Luiz Antonio (Matheus); Gabriel (Eduardo da Silva) e Nixon. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CHAPECOENSE – Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Ricardo Conceição (Yuri), Diones e Tiago Luis (Bruno Rangel); Fabinho Alves (Wanderson) e Leandro. Técnico: Jorginho.

GOLS – Anderson Pico, aos 10, e Nixon, aos 15 e aos 24 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Léo e Amaral (Flamengo); Rodrigo Biro (Chapecoense).

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).

RENDA – R$ 888.112,50.

PÚBLICO – 25.941 pagantes. (31.984 no total).

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).