Finazzi briga pela ?Chuteira de ouro?

A máquina de fazer artilheiros do CT do Caju pode repetir Kléber e Washington e produzir mais um este ano. Assim como o Incendiário da Baixada e o Coração Valente, o Atlético tem mais dois candidatos na busca do principal prêmio para matadores no Brasil. Tanto Finazzi quanto Lima estão de olho na Chuteira de Ouro, da revista Placar, e podem terminar o ano como o principal atacante da temporada no país. Não vai ser fácil, mas eles garantem que vão atrás da marca, que tem Fred (ex-Cruzeiro) ainda como líder. O atacante Borges, artilheiro do Paraná Clube com 16 gols, também está na disputa.

Em 2001, a ótima campanha do Furacão no Campeonato Brasileiro impulsionou Kléber, que conseguiu 100 pontos e levou o troféu para casa. Curiosamente, ele deixou em segundo lugar o, então pontepretano, Washington, com 96 pontos. Três anos depois, já recuperado de um problema no coração, o Coração Valente veio para a Baixada e conseguiu o primeiro lugar. Com 88 pontos, ele venceu Robinho, que ficou em segundo, com 77, e ainda se tornou o maior artilheiro de todos os tempos do Brasileirão com 34 gols.

Em 2005, o principal artilheiro do Furacão é Lima, que tem 21 gols na temporada. Mas, conta também com Finazzi, que fez oito com a camisa rubro-negra e soma outros 17 marcados no Campeonato Paulista, pelo América. ?É um prêmio que todo jogador gostaria de ganhar, venho sonhando em chegar, mas fiquei um tempo parado, cheguei durante o campeonato e isso fez com que ficasse um pouco atrás?, lamenta Finazzi, que está em sexto lugar na disputa pelo troféu apesar de ser reserva.

O atacante usa a razão para não se iludir com a possibilidade de conquistar a chuteira. ?Se o Fred continuasse no Brasil já teria ganho disparado. Mas, só o fato de estar ali entre os primeiros já está bom e qualquer um que tenha chance de passar o Fred, o Alex Dias, o Tuta e o Marcinho são bons jogadores e atravessam uma excelente fase também?, pondera.

O problema de Finazzi é ser reserva no Atlético, o que diminui as chances de poder marcar, pelo menos, dez gols nas dez rodadas restantes para o time da Baixada. ?Jogando, você tem bem mais chances. Mas, não tenho que reclamar não. Meu ano foi muito bom e o quanto mais conseguir fazer de gols nos jogos restantes vou estar conseguindo o meu objetivo e ajudando o Atlético?, finaliza o atacante que pode alimentar de tentar atropelar os demais concorrentes. Só para lembrar: na partida contra o Cruzeiro, na Baixada, Finazzi fez três gols na goleada de 5 a 4 para o Rubro-Negro.

?Quero o meu gol?, diz o artilheiro do Rubro-Negro

O departamento de futebol do Atlético enviou ontem uma carta à CBF solicitando a correção na anotação do primeiro gol marcado pelo time nna vitória (2 a 1) no clássico de sábado contra o Coritiba. O árbitro Wagner Tardelli Azevedo colocou na súmula que o tento anotado por Lima foi de Aloísio. Com a confusão, o artilheiro do Rubro-Negro no Brasileiro, fica, momentaneamente sem um gol no somatória geral – 11 gols incluindo o Atletiba. Nos próximos dias, a entidade deverá divulgar um comunicado informando a retificação.

?A gente trabalha aí, é muito complicado para fazer gol e, na hora, o juízão tira, mas estou tranquilo porque todo mundo viu quem fez o gol?, analisou Lima. Logo que soube da confusão, ele já procurou se informar no clube para providenciar a correção. ?Ele errou. Fiz o gol e vou querer esse gol marcado para mim. Vou ver quem é o responsável por isso aí porque quero esse gol?, afirmou.

Mas, ele nem precisou se esforçar. Tão logo constatado o equívoco de Tardelli, o clube enviou correspondência para o departamento técnico da CBF e também protocolou o pedido de alteração na Federação Paranaense de Futebol. No ano passado, o árbitro Lourival Dias Lima Filho retificou a súmula do jogo Fluminense 1 x 2 Atlético. Ele havia dado um gol de Fernandinho para Washington, mas corrigiu o erro cometido. O Coração Valente do Furacão terminou a temporada com 34 gols, recorde em todas as edições dos Brasileiros.

Time

O técnico Evaristo de Macedo comandou ontem o primeiro trabalho técnico da semana. Como ele não poderá contar com Lima, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Ferreira deve voltar ao time. Alguns titulares, no entanto, estão no departamento médico, mas não preocupam para a enfrentar o Galo no sábado. Aloísio sente o músculo adutor da coxa esquerda e Finazzi tem dores na palma do pé esquerdo. O lateral-direito Jancarlos sente dores na panturrilha direita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo