A grande final do 36.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada – Peladão/Tribuna do Paraná – será disputada na tarde deste próximo sábado, às 16h, no campo 3 do Parque Peladeiro, na Vila Solitude. Essa final, contudo, está "sub judice" em razão de uma certidão negativa que estaria sendo produzida pelo Esquadrão GMC – que na final de Perdedores foi derrotado pelo Ulbra/Lojas 5 Irmãos e com essa vitória ganhou a chave de Perdedores e se credenciou para a finalíssima contra o União Centenário, campeão de Vencedores.
Há, assim, imensa expectativa nos meios peladeiros, mormente nas hostes do Ulbra/Lojas 5 Irmãos, do Esquadrão GMC e do União Centenário, já que a final de sábado só poderá mesmo ser confirmada após o exame de certidão negativa que teria sido expedida pela federação catarinense, na qual atesta que Fábio Schirmann Maia, jogador utilizado pelo Ulbra/Lojas 5 Irmãos, estaria vinculado como profissional na federação catarinense até dia 31 de dezembro de 2005.
O regulamento do "Peladão/Tribuna" permite a participação de atletas profissionais, mas com legislação especial e específica.
O artigo 12 do nosso regulamento, em seu parágrafo 1.º reza: "É expressamente vedada a participação de atleta profissional com contrato em vigor ou participando de jogos e campeonatos profissionais (mesmo simples amistosos) há menos de 3 (três) meses, contados da data da aprovação deste regulamento, sendo, entretanto, permitido em cada equipe um máximo de 3 (três) atletas profissionais sem contrato ou em inatividade, na conformidade do previsto neste parágrafo".
Acontece que o regulamento do "Peladão/Tribuna-2005" foi aprovado no dia 15 de fevereiro de 2005, entrando em vigor já no dia seguinte, significando isso, que qualquer atleta profissional que tenha jogado partida, mesmo amistosa, após a data de 15 de novembro de 2004, estaria proibido de participar do "Peladão".
Mas apesar desse entrevero todo, a comissão organizadora está usando de muita cautela, tendo solicitado audiência para hoje à presidência do Tribunal Especial de Justiça Desportiva, quando essa certidão negativa da federação catarinense será devidamente examinada e julgada. Em nossa edição de amanhã, a confirmação da rodada de sábado.