Entre alunos e dirigentes dos 32 núcleos de regionais de educação (NRE), 10.300 pessoas vão participar da fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná, de 3 a 15 de julho, em Curitiba.
Esse número foi confirmado após a entrega da documentação e realização da sessão preliminar na sede da Paraná Esporte, no Capão da Imbuia, em Curitiba. “Com mais 280 árbitros e as equipes de apoio da organização, transporte, alimentação, limpeza e outros serviços teremos aproximadamente onze mil pessoas envolvidas com a competição”, calcula o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Entre os núcleos de educação se destaca em número de participantes o de Londrina, com 658 pessoas, seguido por Ponta Grossa (575), Maringá (514), Francisco Beltrão (500), Apucarana (500) e Curitiba (490).
Com mais de 400 participantes estão também os núcleos de Foz do Iguaçu (488), Toledo (487), Cornélio Procópio (484), Paranavaí (448), Pato Branco (446) e Ibaiti (402). No ano passado, o Núcleo Regional de Educação de Maringá compareceu à fase final com a maior delegação, com 783 pessoas, seguido pelo de Londrina (696) e Ponta Grossa (605).
Nas reuniões no início da semana, os núcleos também conheceram os locais onde ficarão alojadas as delegações dos colégios e os agrupamentos das modalidades em disputa.
No Colégio Estadual do Paraná, no Centro, por exemplo, vão ficar os alunos de dois núcleos, os de Londrina e Assis Chateaubriand, este com 150 pessoas. Serão utilizados no total mais de trinta locais ou mais de 400 salas de aulas para acomodar as delegações.
Já as modalidades em disputa na fase final são as de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez, que tiveram a penúltima eliminatória na fase macrorregional, no início do mês, mais o atletismo e vôlei de praia, com os classificados na fase regional, sem passar pela macrorregional, e os atletas de algumas provas do atletismo, da ginástica rítmica, judô e natação, inscritos direto da fase municipal, levando-se em conta os índices técnicos.
Os Jogos Colegiais do Paraná são disputados por alunos de escolas públicas e privadas nas categorias feminino e masculino e nas classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Em todas as fases, participam aproximadamente 400 mil pessoas.
A competição começou com a fase interna em mais de três mil colégios do ensino regular e especial, teve seqüência com a fase municipal nos 399 municípios paranaenses, passou pela fase regional nos 32 núcleos regionais de Educação e, antes da final, ainda houve a fase macrorregional.