Depois de 82 partidas na temporada regular e três confrontos decisivos nos playoffs, começa nesta quinta-feira (7) a grande final da NBA. San Antonio Spurs e Cleveland Cavaliers se enfrentam numa série melhor-de-sete jogos, que terá um ingrediente especial: pela primeira vez na história, um brasileiro disputará o título da liga norte-americana de basquete.
O ala/pivô Anderson Varejão é o responsável pela marca histórica para o basquete brasileiro. Ele é reserva, mas tem um papel importante no Cleveland Cavaliers. Sua equipe, a melhor da Conferência Leste da NBA, também vai disputar a final pela primeira vez, mas conta com o talento do astro LeBron James, que tem sido decisivo nos playoffs.
Mas a missão de Anderson Varejão e o seu Cleveland será muito complicada. Afinal, eles terão pela frente o San Antonio Spurs, melhor time da Conferência Oeste, que é dono de três títulos da NBA, todos recentes: 1999, 2003 e 2005. E que conta com jogadores de destaque, como Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili.
A decisão começa na casa do San Antonio, que também receberá o segundo jogo, marcado para domingo. Depois, estão previstas três partidas seguidas em Cleveland. E por fim, se necessário, acontecem outros dois confrontos no ginásio do Spurs.