Na cabeça da maioria dos brasileiros, Copa do Mundo é a de futebol, que começa nesta quinta-feira, com o jogo entre Brasil e Croácia no Itaquerão. Mas, só neste fim de semana, serão realizadas outras quatro Copas do Mundo. É que diversas modalidades utilizam esta mesma nomenclatura para seus eventos.
Em Berlin, entre sexta e sábado, acontece a terceira de cinco etapas da Copa do Mundo de BMX. O Brasil tem esperança de medalhas com Renato Rezende no masculino. A competição é equivalente ao Circuito Mundial da modalidade. Também no ciclismo, a cidade de Fort William, na Inglaterra, é a sede da terceira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Downhill.
No tiro esportivo, começou no dia 4 e segue até esta sexta-feira a etapa de Munique da Copa do Mundo, com disputas tanto de provas de carabina e pistola quanto de tiro ao prato. Coronel do Exército, Emerson Duarte conquistou o sétimo lugar na prova pistola de tiro rápido, ficando a uma posição de chegar à final.
Já no tiro com arco a Copa do Mundo de Antalya (Turquia) começou na terça e segue até domingo. Marcus Vinicius D’Almeida, de apenas 16 anos, chegou até as quartas de final no individual masculino, mas perdeu para um sul-coreano que está na final.
NÃO VAI TER COPA – Até dois anos atrás, a etapa de San Salvador (El Salvador) do Circuito Mundial de Judô era chamada de Copa do Mundo. Mas já em 2013 a IJF (Federação Internacional de Judô, na sigla em inglês) passou a nomear as antigas Copas do Mundo de Open. Assim, o evento, entre sábado e domingo, agora é chamado de Pan-American Open de San Salvador.