A luta deste sábado entre Manny Pacquiao e Floyd Mayweather é uma das mais esperadas da história do boxe. Nas Filipinas, terra de Pacquiao, então, a expectativa é ainda maior. E para que todos possam acompanhá-la sem maiores problemas, uma companhia elétrica da província de Palawan fez um pedido inusitado: que os cidadãos locais desliguem seus eletrodomésticos durante o combate.
O secretário da Cooperativa Elétrica de Palawan, Rante Ramos, disse nesta sexta-feira que o desligamento de refrigeradores de 15 mil famílias vai, por si só, ser suficiente para compensar o déficit de 2 megawatts previsto para horário da luta. Ele ainda alertou que aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar e panelas elétricas também consomem muita energia.
“Se é apenas para a luta do Pacquiao, vamos deixar apenas os ventiladores elétricos e a tevês ligadas”, declarou Ramos. “Nós esperamos tanto tempo para isso, e agora isto vai acontecer… É inaceitável que possamos não ter a oportunidade de assistir a isso”, completou.
O temor de Ramos é que a quantidade de televisores ligados na luta cause cortes na província, que já sofre com um problema de falta de energia. Por isso, os shoppings, lojas de departamento e hotéis locais concordaram em desconectar da rede e usar seus próprios geradores das 9 às 13 horas do domingo, horário previsto para a luta nas Filipinas.