Figurinhas da Copa viram mania

A banca do seu Augusto Matsubara, na Praça da Ucrânia, virou ponto de encontro para os aficcionados por álbuns de figurinhas. Há mais de um mês, pessoas de todas as idades se encontram no local para trocar figuras do álbum que é a sensação do momento: o da Copa do Mundo, é claro.

A história teve início quando os clientes começaram a comprar os envelopes e viram que muitas figurinhas se repetiam, enquanto outras eram mais difíceis de ser encontradas. Foi então que um freqüentador da banca sugeriu que Matsubara proporcionasse um encontro entre os colecionadores, para que eles pudessem trocar as figuras entre si.

As primeiras ?reuniões? aconteceram aos sábados, e a idéia se espalhou. Hoje, é possível encontrar colecionadores todas as tardes, em frente à banca. Mas o maior movimento é mesmo no fim de semana. Aos sábados, cerca de 500 pessoas se concentram na praça. O número de vendas é impressionante: ?Nós vendemos cerca de 6 mil pacotes de figurinhas, só no fim de semana?, afirma Matsubara. Nos outros dias, a média diária de venda é de 800 pacotes.

O senhor Armando Couto, 73 anos, freqüenta a banca e aproveita para trocar figurinhas e ajudar o neto a completar o álbum da Copa. Para ele, negociar com as crianças exige mais atenção. ?Elas são mais ?ligeiras?. Já chegam pedindo as figurinhas que tem mais valor?, comenta Couto, e acrescenta: ?Antes não sabia direito como funcionava, e acabei trocando figuras mais importantes por outras comuns.?

O que parece encantar os freqüentadores do local não é só a oportunidade de trocar figuras e completar álbuns. O mais importante é a chance de fazer novas amizades e interagir com pessoas que moram no mesmo bairro, e muitas vezes nem se conhecem. Além disso, Matsubara fica feliz em ver que pais e filhos acabam se aproximando: ?Os pais acompanham os filhos nas trocas e interagem mais com as crianças.?

Matsubara, que decidiu não trabalhar mais com advocacia e há oito meses comprou a banca na Praça da Ucrânia, afirma que pretende continuar realizando encontros como esse, mesmo com o fim da Copa. ?O contato descontraído com os clientes me faz muito bem. Com certeza irei dar continuidade a isso.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo