O Figueirense fez o dever de casa e deu uma importante respirada na sua dramática luta contra o rebaixamento.
Venceu, neste sábado, o Fortaleza por 1 a 0, em jogo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O placar simples, que ampliou a invencibilidade para sete jogos em seus domínios, foi concretizado com um gol antológico no estádio Orlando Scarpelli. Seu autor: Edmundo, que gingou três vezes até chutar, indefensável, no ângulo, para o delírio dos quase 13 mil torcedores.
Com 44 pontos e ocupando a 18ª posição, o Figueirense volta a jogar na quarta-feira, diante do Vasco, também em Florianópolis. No mesmo dia, o Fortaleza, com 49 pontos, joga diante do Flamengo tentando manter suas chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.
O primeiro tempo foi dominado pelo Figueirense. Tanto que finalizou nove vezes e o Fortaleza três, além de cobrar oito escanteios contra dois do time cearense. Mantendo-se permanentemente no campo adversário, o alvinegro catarinense mostrou criatividade nas jogadas sempre tabeladas, ora pelo meio ora pelas laterais diante de um adversário atento em sua defesa.
De tanto insistir, apareceu a genialidade de Edmundo para fazer a diferença. Aos 34 minutos, ele recebeu na intermediária e partiu contra a defesa para passar por três marcadores e chutar forte no canto do goleiro Albérico que, até então destaque do Fortaleza, nada pode fazer para evitar o gol.
O Fortaleza desconcentrou e teve dois jogadores expulsos: Rabicó por falta grave em Edmundo, aos 46, e logo em seguida, com a partida no intervalo, o meia Lúcio, por reclamação.
Com dois jogadores a menos, o Fortaleza se fechou na defesa no segundo tempo. Arriscou-se com raros e perigosos contra-ataques, porém parou numa defesa bem articulada.
A vantagem numérica de jogadores em campo não representou a superioridade ofensiva do Figueirense no período. Desperdiçou raras chances até pela inocência de jogadores como Adriano, que aos 44 levantou a torcida com uma finalização na rede, só que em impedimento.
Ficha técnica
Figueirense 1 x 0 Fortaleza
FIGUEIRENSE: Edson Bastos; Carlos Alberto (Tiago Silvy), Cleber, Vinícius e Bebeto (Bruno); Rodrigo Souto, Moreira, Fernandes e Edmundo; Alessandro (Bolívia) e Adriano. Técnico: Adilson Batista.
FORTALEZA: Albérico; Amaral (Fumagali), Márcio Goiano, Gabriel e Giba; Rabicó, Erandir, Paulo Isidoro (Alex Afonso) e Lúcio; Rinaldo e Clodoaldo (Dude). Técnico:Valdir Espinosa.
ÁRBITRO: Cláudio Luciano Mercante Júnior (PE).
Assistentes: Irani da Paz e Elan Vieira de Souza (PE).
Gol: Edmundo, aos 34 minutos do primeiro tempo.
Expulsões: Rabicó e Lúcio.
Cartões amarelos: Márcio Goiano e Amaral (Fortaleza); Alessandro Rodrigo Souto (Figueirense).
Renda: R$ 62.500,00
Público: 12.904 (total) – 12.545 (pagantes)
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli, sábado, em Florianópolis.