O Figueirense aproveitou a chance de encostar no G4, grupo de acesso, do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer, por 2 a 1, o Guaratinguetá, na noite deste sábado, no fechamento da 34.ª rodada, atuando em casa, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
O resultado foi injusto, porque o gol da vitória catarinense saiu quando o time paulista era bem melhor em campo. Mas o placar deixou o Figueirense com 52 pontos, em sétimo lugar, a apenas um ponto do Icasa, com 53 pontos, na quarta posição. O time paulista, que entrou em campo disposto a empatar, lutou bastante e merecia ter atingido o seu objetivo. Como não conseguiu, ficou com 41 pontos, em 14.º lugar, ainda ameaçado pelo rebaixamento. O time do interior paulista não perdia há quatro jogos, com três empates e uma vitória.
Neste sábado, o primeiro gol da partida saiu aos 15 minutos, num pênalti bem cobrado por Rafael Costa, que deslocou o goleiro Saulo. Mas houve muita reclamação na marcação da penalidade máxima, não confirmada nas imagens da televisão. Mas o Guaratinguetá foi à luta e empatou aos 23 minutos. Rafinha arriscou o chute de fora da área, a bola desviou no zagueiro Gutti e tirou o goleiro Tiago Volpi da jogada.
No segundo tempo, o Guaratinguetá atuou melhor, criou três grandes chances para marcar o gol e as perdeu, transformando o goleiro Tiago Volpi num dos melhores em campo. Quando o time paulista estava melhor, sofreu o gol aos 31 minutos. Tchô lançou Ricardinho que fez o levantamento para a segunda trave. O zagueiro Thiago, em posição duvidosa, apareceu para testar firme para as redes.
Aos 38 minutos, o volante Júlio César perdeu a cabeça com as reclamações de alguns companheiros e deu um empurrou no rosto do companheiro Fransérgio e foi expulso. Com um a menos, ficou difícil para o time paulista buscar o empate. O Figueirense se estabilizou e ainda perdeu outras chances para ampliar o placar e aliviar a tensão da torcida.
A 35.ª rodada da Série B será disputada na terça-feira à noite. O Figueirense vai enfrentar o ABC, às 19h30, novamente no Orlando Scarpelli, sem Wellington Saci, suspenso com três cartões amarelos. O time paulista vai atuar diante do lanterna ASA, de novo, fora de casa, na cidade de Arapiraca (AL).
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 2 X 1 GUARATINGUETÁ
FIGUEIRENSE – Tiago Volpi; André Rocha, Thiego, Gutti, Wellington Saci; Paulo Roberto (Tchô), Rivaldo e Maylson; Éverton Santos (Nem), Arthur (Ricardinho) e Rafael Costa. Técnico – Vinícius Eutrópio.
GUARATINGUETÁ – Saulo; Murilo, Pedro Paulo, Marquinhos e Ruan; Júlio César, Fransérgio, Wendel (Michel) e Xuxa (Rodrigo); Rafinha e Alex Afonso (Renato Peixe). Técnico Betinho.
GOLS – Rafael Costa, pênalti, aos 15 e Rafinha, aos 23 minutos do primeiro tempo. Thiego, aos 31 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Grazianni Maciel Rocha (RJ).
CARTÕES AMARELOS – Rivaldo, Júlio César, Wellington Saci, Ricardinho, André Rocha e Rafael Costa(Figueirense); Pedro Paulo, Rafinha, Wendel, Xuxa e Michel (Guaratinguetá).
CARTÃO VERMELHO – Júlio César (Guaratinguetá)
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).