O returno da Série B do Campeonato Brasileiro começou nesta terça-feira com a realização da 20.ª rodada completa. Não houve alteração no G-4, e os resultados foram ruins para os times paulistas. O Figueirense se manteve na liderança isolada, agora com 39 pontos, após vencer o São Caetano por 1 a 0, em Florianópolis. Ele é seguido por Coritiba e Ponte Preta, ambos com 36 pontos, e Bahia, com 34.
O Figueirense teve dificuldades, mas venceu São Caetano em casa com um gol de Hélder, aos 30 minutos do segundo tempo. O time do ABC paulista completou seis jogos sem vitória. Pior ainda, em 18 pontos disputados somou apenas um. Esta sequência desastrosa ameaça seriamente o técnico Sérgio Guedes. A equipe soma 28 pontos, no 11.º lugar.
Na sua despedida da Arena Joinville, onde cumpriu dez jogos de punição, o Coritiba venceu o Náutico por 3 a 1. A vitória do time paranaense foi importante porque garantiu a vice-liderança, ganhando a posição da Ponte, que vacilou em Campinas ao ficar no 0 a 0 com o ASA.
Coritiba e Ponte têm 36 pontos cada, mas o time do Paraná leva vantagem sobre a equipe paulista no número de vitórias: 11 a 10. O Náutico continua com 31, mas agora no sétimo lugar. O ASA, que vinha de quatro derrotas, chegou aos 23 pontos, na 15.ª posição.
Entre os paulistas, a maior surpresa é a campanha do Guaratinguetá, que completou cinco jogos invicto ao bater o Duque de Caxias por 2 a 1, no Engenhão. O Guará já tem 33 pontos, no sexto lugar.
A campanha mais decepcionante é a da Portuguesa, que completou sete jogos sem vitória ao cair diante do ameaçado Vila Nova, por 2 a 1, em Goiânia. A Lusa tem 28 pontos, na nona colocação. O técnico Vadão também está ameaçado. O Bragantino é outro que decepciona. Perdeu em casa para o América-MG, por 2 a 1, ficando com 22 pontos, no 16.º lugar, bem perto da zona da degola. O time mineiro mantém a esperança de brigar pelo acesso, afinal soma 33 pontos, em quinto.
Não houve alteração na zona de rebaixamento. O Ipatinga continua na lanterna, com apenas 15 pontos, depois de perder em casa, por 2 a 1, para o Paraná, que subiu para 27 pontos, no 12.º lugar. Outro que perdeu diante de sua torcida foi o América-RN, que levou 2 a 0 do Bahia, ficando com 16 pontos. O time baiano se mantém no G-4, com 24 pontos.
O Vila Nova conseguiu a sua quarta vitória consecutiva ao bater a Portuguesa no Serra Dourada. Mesmo assim, com 20 pontos, ainda ocupa a 18.ª posição. O Santo André não fugiu da zona de perigo porque empatou, no ABC, diante do Icasa, por 1 a 1, ficando com 21 pontos. O time cearense soma 28 pontos e está no décimo lugar.
A 21.ª rodada começa já na sexta-feira, com três jogos. Outros sete serão disputados no sábados.
Confira os resultados da 20.ª rodada da Série B:
Ponte Preta 0 x 0 ASA
Santo André 1 x 1 Icasa
Sport 3 x 0 Brasiliense
Vila Nova 2 x 1 Portuguesa
Bragantino 1 x 2 América-MG
América-RN 0 x 2 Bahia
Duque de Caxias 1 x 2 Guaratinguetá
Ipatinga 1 x 2 Paraná
Coritiba 3 x 1 Náutico
Figueirense 1 x 0 São Caetano