Protesto!

Figueirense não entra em campo e Cuiabá vence por W.O.

Os jogadores do Figueira entram no ônibus e deixam a Arena Pantanal. Foto: Reprodução/Premiere

O jogo entre Cuiabá e Figueirense, na Arena Pantanal, foi marcado pelo protesto dos jogadores do time catarinense, que, apesar de terem viajado ao Mato Grosso, decidiram não entrar em campo nesta terça (20) devido a atrasos na folha de pagamento do clube. Com isso, o árbitro Pathrice Maia decretou vitória por 3×0 para os donos da casa, o que é previsto em casos de W.O. O trio do apito esperou até 22h, em respeito à meia hora prevista no regulamento, mas os catarinenses já haviam deixado o estádio.

+ Leia mais: Fantasma faz dever de casa e vence lanterna

A atitude já era esperada, uma vez que desde o final de semana os jogadores se articularam para pressionar a diretoria. Desde maio não são pagos os direitos de imagem dos atletas. Além disso, os vencimentos em carteira de julho e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) estão pendentes. Por isso, os atletas não treinaram na última sexta-feira (16) e, mesmo que tenham aceitado viajar, deixaram a entrada em campo em suspenso. A esperança era de que a diretoria se sensibilizasse e oferecesse um acordo antes do compromisso.

Jogadores não receberam garantias financeiras da diretoria e Figueirense perdeu por W.O. Foto: Reprodução/Premiere
Jogadores não receberam garantias financeiras da diretoria e Figueirense perdeu por W.O. Foto: Reprodução/Premiere

O advogado dos atletas, Felipe Rino, afirmou ao GloboEsporte.com que os jogadores estão agindo dentro da legalidade e lutando pelo direito que têm como trabalhadores. “O elenco do Figueirense não tem medo de retaliações, pois está amparado pela Lei Pelé”.

Com a decisão, o clube, além de ter perdido o jogo, sofreu uma multa de R$ 5 mil por não ter entrado em campo e ainda será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso seja punido, pode ser multado mais uma vez, em até R$ 200 mil. Caso a equipe não entre em campo novamente, ocorrendo um novo W.O., será suspensa da Série B e automaticamente rebaixada para a terceira divisão.

+ Confira a classificação da Série B!

Se a situação já estava ruim por conta do atraso nos pagamentos, o clima azedou de vez quando a diretoria foi acusada de ameaçar os atletas de retaliação, especialmente os líderes do movimento. Agora, resta saber como se dará o desenrolar do caso.

Logo depois do jogo, a diretoria lançou a seguinte nota oficial:

“O Figueirense Futebol Clube comunica que a decisão de promover o W.O. na partida da Série B do Campeonato Brasileiro desta terça-feira, 20 de agosto, contra o Cuiabá, em Mato Grosso, é exclusiva dos jogadores profissionais relacionados para o confronto. Vale ressaltar que a comissão técnica se apresentou normalmente para a disputa e o setor de logística do Alvinegro promoveu todos os procedimentos prévios para entrada em campo dos atletas”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna