Ao contrário do esperado, o sábado não foi dia de acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Pelo complemento da 36.ª rodada, Ceará e Guarani empataram por 2 a 2 no Castelão. E com a vitória do Figueirense sobre o Bragantino, por 2 a 1, de virada, a equipe paulista não pôde confirmar o acesso antecipado.

continua após a publicidade

Guarani e Ceará fizeram um jogo com cara de final. Com o Castelão lotado, os cearenses dominaram a primeira etapa, mas viram Léo Mineiro abrir o placar para os paulistas. Mas no minuto seguinte, Anderson empatou. No segundo tempo, a queda de luz no estádio atrasou a partida e esfriou o ímpeto dos dois times. Até que Léo Mineiro, do Guarani, e João Marcos, do Ceará, marcaram os outros gols.

O Guarani fecha o final de semana na vice-liderança, com 66 pontos, enquanto o Ceará é o terceiro, com 64. A equipe paulista precisa de apenas um empate contra o Bahia, em Salvador, para voltar à elite, enquanto o Ceará visita a Ponte Preta, em Campinas, precisando de uma vitória.

Quem manteve as chances de acesso foi o Figueirense, que na base do sufoco venceu o Bragantino, em Florianópolis. Mais uma vez, Rafael Coelho foi o herói do time, ao marcar o gol da vitória. O resultado fez os catarinenses pularem para 60 pontos, em quinto lugar. Já o Bragantino permanece com 50, no meio da tabela.

continua após a publicidade

Já a Ponte Preta acumulou mais um resultado negativo e perdeu em casa para o Bahia, por 3 a 1. Agora, os baianos somam 45 pontos e ganham uma sobrevida na luta contra o rebaixamento. Em contrapartida, a Ponte permanece com 52 pontos, no meio da tabela.

Em Goiânia, o Vila Nova venceu o Fortaleza por 2 a 1, no Serra Dourada, e complicou ainda mais a situação dos cearenses. Com apenas 37 pontos, o Fortaleza está cinco abaixo de América-RN e Brasiliense, que estão fora da zona de rebaixamento, e pode cair já na próxima rodada, quando recebe o São Caetano. Já o Vila Nova chegou a 48 pontos e pôs fim ao risco de rebaixamento na Série B.

continua após a publicidade

No único jogo sem gols, São Caetano e Juventude empataram no ABC paulista. O resultado não foi bom para os gaúchos, que permanecem bem próximos da zona de degola. O Juventude tem 44 pontos, enquanto a equipe paulista tem 48.

Já rebaixado, o ABC voltou a ganhar na Série B. Depois de oito jogos sem vencer, o time potiguar goleou o Brasiliense por 6 a 2, em Natal. Os destaques foram Júnior Negão, autor de três gols, e João Paulo, que marcou outros dois. O ABC pulou para 35 pontos, assumiu a penúltima posição e deixou o Campinense na lanterna. Enquanto isso, o Brasiliense segue com 42 pontos, próximo da zona de rebaixamento.

Confira os resultados da 36.ª rodada:

Ponte Preta 1 x 3 Bahia

ABC 6 x 2 Brasiliense

São Caetano 0 x 0 Juventude

Figueirense 2 x 1 Bragantino

Vila Nova 2 x 1 Fortaleza

Ceará 2 x 2 Guarani