O técnico Alexandre Gallo estreou com goleada no comando do Figueirense ao fazer 4 a 1 no Juventude, em Florianópolis. Com a vitória deste domingo (16) o time catarinense chegou aos 34 pontos e subiu quatro posições na tabela, ocupando a 11ª posição. Os próximos dois jogos do Figueirense são fora de casa, contra o líder São Paulo e o vice-líder Cruzeiro. Já o Juventude pega o Flamengo e o Grêmio, os dois em Caxias do Sul.
O Figueirense, no início, não atacava com qualidade e sentia a forte marcação gaúcha. O Juventude, com muitos desfalques, tentava parar as investidas do ataque alvinegro com falta. Aos 33 minutos o jogou mudou. O meia Lauro foi expulso, dois minutos depois de ter levado o primeiro amarelo. Com um jogador a mais, o Figueira pressionou ainda mais a saída de bola do Juventude. Aos 43, Diogo cruzou na medida para Léo finalizar na pequena área, de pé direito, fazendo 1 a 0.
O Juventude sentiu o gol e se abriu. Em um contra-ataque, aos 46 minutos, a zaga gaúcha parou pedindo impedimento. Otacílio Neto apareceu na cara do gol e com tranqüilidade, passou pelo o goleiro Michel e tocou pro fundo da rede, aumentando a diferença. Enquanto a torcida alvinegra comemorava, aos 48, a zaga do Figueira se atrapalhou. Chicão foi afastar, mas pegou mal na bola e deixou Tadeu sozinho na cara do gol. Ele aproveitou a chance a diminuiu para 2 a 1.
Segundo tempo
Na volta do segundo tempo o Juventude arriscou pouco e o Figueirense, a frente no placar, também não se aventurava muito no ataque. O técnico Gallo colocou a dupla Fernandes e Thiago Gentil – que fez sua reestréia com a camisa alvinegra. A qualidade do passe alvinegro melhorou. Aos 23, Thiago Gentil recebeu lançamento de Otacílio Neto e foi derrubado na área. O capitão Chicão cobrou o pênalti e aumentou para 3 a 1.
O Figueira continuou trocando passes e envolvendo o Juventude. Aos 30, Otacílio Neto roubou a bola, arrancou do meio campo e tocou na saída de Michel, fazendo 4 a 1 e fechando o placar. Os três pontos livraram o Figueira momentaneamente da zona de rebaixamento.
Ficha técnica:
Figueirense – Wilson; César Prates, Felipe Santana, Chicão e André Santos; Diogo, Cleiton Xavier (Thiago Gentil), Carlinhos e Peter; Jean Carlos (Otacílio Neto) e Léo (Fernandes).
Técnico – Alexandre Gallo.
Juventude – Michel; Barão, Danilo, Nunes e Zé Rodolpho (André Cazumba); Marcão (Willian), Júlio César, Lauro e Renato; Bruno (Ianik) e Tadeu
Técnico – Beto Almeida.
Gols – Léo (43′ do 1º), Otacílio Neto (46′ do 1º e 30′ do 2º) e Chicão (24′ do 2º) (Figueirense). Tadeu (48′ do 1º) (Juventude)
Cartões amarelos – Júlio César, Danilo, Lauro, Barão, Zé Rodolpho, Michel e Nunes (juventude) e André Santos (Figueirense)
Vermelho – Lauro (Juventude).
Arbitragem – Rogério Lima da Rocha (SE), auxiliado por Rogério Carlos Rolim e Aparecido Donizetti Santana