Figueirense goleia a Ponte Preta e sai da zona do rebaixamento

Depois de 17 rodadas seguidas, o Figueirense finalmente conseguiu deixar, pela primeira vez, a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. E a saída foi no estilo goleada: 4 a 0 sobre a Ponte Preta, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O alvinegro catarinense agora é 18.º colocado, com 37 pontos, e embala para seu compromisso diante do Palmeiras, na capital paulista, na próxima quarta-feira. Sustentando seu jejum de vitórias fora de casa – cerca de três meses – a Ponte se mantém com 44 pontos e volta a jogar na quinta, diante do Botafogo, em Campinas.

Na medida que assumia o controle do jogo, o Figueirense foi construindo chances que assustaram o goleiro Lauro. Em uma delas aos 14 minutos do primeiro tempo, o ala Michel Bastos cobrou falta que Lauro deu rebote nos pés de Edmundo. O atacante chegou a marcar, mas foi anotado impedimento. E, aos 20 minutos, o meia Bilu fez uma boa assistência para o atacante Alexandre. Ele driblou dois zagueiros e bateu firme no canto de Lauro.

A Ponte não se intimidou com a desvantagem no placar. Pelo contrário, passou a encarar o Figueirense com muita coragem. Aos 38, desperdiçou a melhor chance no período após um escanteio que o lateral Paulo Sérgio tirou em cima da linha. Uma verdadeira blitz à zaga do Figueirense foi imposta nos minutos finais, mas sem eficiência nas finalizações.

Disposto e organizado nos primeiros minutos do segundo tempo, o time de Campinas foi surpreendido com o segundo gol, aos oito minutos, quando o atacante Alessandro Cambalhota, de "peixinho", escorou um cruzamento de Michel Bastos.

Maestro do meio-de-campo do Figueirense, com participação freqüente nas tentativas de finalização, Edmundo foi o autor intelectual da jogada que originou o terceiro. Aos 17, ele costurou até a entrada da área e fez sobrar para Bilu encher o pé, indefensável.

Em outro lance genial do "Animal", aos 34, ele enfiou para Alessandro dar uma pancada e fechar a goleada: 4 a 0. "Legal. Uma vitória como esta e a nossa tão sonhada saída do grupo dos rebaixados deixa todo mundo muito feliz", afirmou Edmundo com a torcida, em coro, gritando o seu nome.

Ficha técnica:

Figueirense 4 x 0 Ponte Preta

Figueirense: Gustavo; Paulo Sérgio, Vinícius, Cleber e Michel Bastos; Marquinhos Paraná, Carlos Alberto (Bebeto), Bilu e Edmundo; Alessandro (Tiago Silví) e Alexandre (Moreira). Técnico: Adilson Batista.

Ponte Preta: Lauro; Galeano, Preto (Bruno) e Tiago Martins; Iran, Carlinhos, André Silva, Élson e Danilo (Rafael); Isaias e Zé Carlos (Gabriel). Técnico: Estevão Soares.

Gols: Alexandre, aos 20 minutos do primeiro tempo; Alessandro, aos oito e aos 34, e Bilu, aos 17 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Marquinhos Paraná e Vinícius (Figueirense); Preto e Élson (Ponte Preta).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).

Renda: R$ 62.500,00.

Público: 11.737 pagantes.

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo