Mesmo sofrendo uma forte pressão durante toda a partida, o Figueirense conseguiu segurar o Boa e venceu por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio do Melão, em Varginha (MG), pela 26ª rodada da Série B do Brasileiro. Assim, o time catarinense somou a sua terceira vitória seguida no campeonato – antes, bateu Paraná e Ceará.
Agora, o Figueirense volta a sonhar com um lugar no G4 – o grupo do acesso -, ao subir para a nona posição com 38 pontos, cinco a menos que o quarto colocado Sport. Já o Boa sofreu a sua terceira derrota consecutiva e caiu para a 12ª posição, com 35 pontos.
Jogando em casa, diante de seu torcedor, o Boa atuou de forma bastante aberta, usando os lados do campo e apostando principalmente nas jogadas criadas por Marcelinho Paraíba. O Figueirense, por sua vez, esperava o clube mineiro e partia para o ataque no primeiro vacilo de seu adversário.
O primeiro gol saiu justamente em uma falha da defesa do Boa. Após cobrança de escanteio de Rodrigo Souza para a área, a defesa não conseguiu afastar a bola e ela acabou sobrando para Everton Santos, que balançou as redes aos 11 minutos. Foi o primeiro gol do atacante, que, vindo da Ponte Preta, fez a sua estreia com a camisa do Figueirense.
Atrás no placar, o Boa continuou pressionando e desperdiçou pelo menos quatro chances claras de gol no primeiro tempo. Em uma delas, Marcelinho Paraíba cruzou na cabeça de Fernando Karanga, que, mesmo livre e embaixo da trave, cabeceou para fora.
No último lance da primeira etapa, Fernando Karanga perdeu outro gol. Dessa vez, após cruzamento da esquerda, o atacante finalizou fácil e Nirley tirou em cima da linha.
Na volta para a segunda etapa, o Boa desperdiçou duas chances claras de gol em apenas três minutos. Na primeira, Luiz Paulo serviu Fernando Karanga, que finalizou mal e jogou para a fora. Um minuto depois, Marcelinho Paraíba cobrou escanteio e Luiz Paulo cabeceou na trave do gol defendido por Tiago Volpi.
O Boa continuou desperdiçando as chances que criava, enquanto o Figueirense se aproveitou para marcar o segundo. Depois de um lançamento, Jonatan Ponciano chegou por trás dos marcadores e finalizou para fazer 2 a 0 aos 38 minutos, colocando ponto final nas chances de empate do time mineiro.
O Boa volta a campo na sexta-feira, para enfrentar o Oeste novamente em Varginha. Já o Figueirense atua no sábado, contra o Atlético-GO, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA:
BOA 0 X 2 FIGUEIRENSE
BOA – Leandro; Crystian (Bambam), Thiago Carvalho, Ciro Sena e Julinho; Rodrigo Souza, Betinho, Vinícius Hess (Petros) e Marcelinho Paraíba; Fernando Karanga e Crislam (Luiz Paulo). Técnico – Nedo Xavier.
FIGUEIRENSE – Tiago Volpi; William, Nirley, Bruno Pires e Henrique Miranda; Luan, Paulo Roberto (Rodrigo Souto), Rodrigo e Zé Roberto (Jonatan Ponciano); Everton Santos (Tinga) e Pablo. Técnico – Vinícius Eutrópio.
GOLS – Everton Santos, aos 11 minutos do primeiro tempo; Jonatan Ponciano, aos 38 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Alinor Silva da Paixão (MS).
CARTÕES AMARELOS – Thiago Carvalho, Petros, Betinho e Bambam (Boa); William, Pablo e Jonatan Ponciano (Figueirense).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio do Melão, em Varginha (MG).