Em situações opostas na tabela de classificação, Avaí e Figueirense se enfrentam neste domingo, às 17 horas, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Na condição de mandante, o time azul e branco despede-se da Série A uma vez que, rebaixado, terá a Série B como compromisso em 2012. Já o clube alvinegro entra em campo para um até breve na competição, porém com sede de vitória sobre seu maior rival para poder alcançar a inédita vaga na Libertadores do ano que vem. Será o clássico de número 424 na história dos dois clubes.
A simples vitória não é a única condição à conquista da vaga na competição continental para o Figueirense. Terá também que torcer por uma combinação de resultados, principalmente derrota do Flamengo contra o Vasco. Outras combinações bem-vindas para o time alvinegro são os tropeços de Internacional, diante do Grêmio, e do Coritiba, que enfrenta o Atlético Paranaense.
Confiante no resultado de vitória diante do lanterna Avaí, o técnico Jorginho terá de volta ao seu time o volante Jônatas, no lugar de Coutinho, e o meia Elias, que após cumprir suspensão irá ocupar o lugar de Fernandes.
Em clima de mistério, o técnico interino Edson Neguinho fechou a semana escondendo a escalação do Avaí para o clássico. Nos últimos dois dias de trabalhos sem a presença da imprensa, adiantou apenas que o seu time se apresentará com surpresas. O meia Cleverson, ainda em tratamento de uma pubalgia, é dúvida.
As alterações na equipe em relação a que perdeu para o Coritiba, no último final de semana, são as entradas dos zagueiros Gian e Caçapa, o volante Bruno, além do meia Lincoln. “Pra nós será um jogo muito importante. Dentro de casa a gente vai fazer o nosso melhor para o torcedor”, avisou o zagueiro Cássio, sem a certeza de sua escalação na equipe.