O Figueirense desperdiçou a chance de ampliar a sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B ao empatar, por 2 a 2, com o Guaratinguetá, nesta terça-feira, quando aconteceu a 18.ª rodada, a penúltima do primeiro turno. Apesar do tropeço dentro do estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o time catarinense segura a ponta, com 35 pontos, dois na frente do Coritiba. Os mandantes predominaram na rodada, com oito vitórias e dois empates.
O Guaratinguetá surpreendeu o Figueirense ao abrir 2 a 0, ainda no primeiro tempo, com Lúcio Flávio e Célio. O time da casa diminuiu com o centroavante Reinaldo, que marcou um gol histórico – o 500.º da competição. E depois empatou com Juninho. O time paulista, com 27 pontos, ocupa a nona posição.
Na Arena Joinville, o Coritiba quebrou a série de três derrotas consecutivas – Ipatinga, Duque de Caxias e Figueirense – ao vencer o Icasa por 3 a 0 – com gols de Léo Gago, Enrico e Jéci. O time paranaense atingiu os 33 pontos, na vice-liderança, enquanto que o clube cearense continua com 24, em 10.º lugar.
Em Campinas, a Ponte Preta foi um pouco melhor e venceu o Brasiliense por 2 a 0, com gols de William e Ivo. Depois de perder uma série de nove jogos invicta, a equipe paulista voltou a vencer e aparece com 32 pontos, em terceiro lugar, brigando pelo acesso. O time candango, que vinha de quatro empates, se mantém com 21 pontos, em posição perigosa, em 16.º lugar.
No estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Vila Nova comprovou que iniciou mesmo vida nova ao vencer o Náutico por 2 a 1 – no último sábado tinha batido o Bragantino. Os gols foram de Roni e David, enquanto Francismar anotou para os pernambucanos, que continuam tendo péssimo aproveitamento fora de casa. Sem vencer há quatro rodadas, agora se mantêm com 28 pontos, em nono lugar. O time goiano ainda é o lanterna, com 14.
Em Natal, o América-RN venceu o ASA por 1 a 0, no estádio Machadão, com gol de Cristiano Alagoano. O time americano, com 16 pontos, em 18.º lugar, ainda frequenta a zona de rebaixamento, enquanto que o alagoano, com 22 pontos, ainda se segura na 14.ª posição.
Na Ilha do Retiro, o Sport quebrou o jejum de duas rodadas ao vencer o América-MG por 1 a 0, com gol de Montoya. O time do Recife, em alta, soma 24 pontos, em 11.º lugar, enquanto que o de Belo Horizonte caiu para quinto lugar, com 30.
No Engenhão, o Duque de Caxias conseguiu uma importante vitória sobre o São Caetano por 1 a 0, com gol de André Luís. O clube carioca já tem 23 pontos, em 13.º lugar, enquanto que o time do ABC paulista, que somou apenas um ponto nos últimos 12 disputados, continua com 28 pontos, em sétimo lugar.
Dois paulistas venceram em casa, embora apertado. Em Bragança Paulista, o Bragantino fez 1 a 0 sobre o Paraná, com gol de Rodriguinho, chegando aos 21 pontos, em 15.º. O Paraná, com 23, é o 12.º. No ABC, o Santo André bateu o Bahia por 1 a 0, com gol de Vitor Hugo. O time da casa ainda é o 17.º colocado, na zona do rebaixamento, com 20 pontos, enquanto que o Bahia está agora em quarto lugar, perdendo duas posições, com 30 pontos.
No Ipatingão, em Minas Gerais, Ipatinga e Portuguesa ficaram num zero a zero irritante. O time mineiro, com 15 pontos, é o penúltimo colocado, enquanto o paulista, que não vence há cinco jogos, ocupa a sexta posição, com 28 pontos.
Confira a 18.ª rodada da Série B:
Terça-feira
Ponte Preta 2 x 0 Brasiliense
América-RN 1 x 0 ASA
Vila Nova 2 x 1 Náutico
Coritiba 3 x 0 Icasa
Duque de Caxias 1 x 0 São Caetano
Sport 1 x 0 América-MG
Santo André 1 x 0 Bahia
Figueirense 2 x 2 Guaratinguetá
Bragantino 1 x 0 Paraná
Ipatinga 0 x 0 Portuguesa