O Figueirense consolidou a sua liderança no Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Coritiba por 2 a 0, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 17.ª rodada. No choque dos dois melhores times da competição, os catarinenses chegaram aos 34 pontos, quatro na frente dos vice-líderes, que têm 30: Bahia, América-MG e o próprio Coritiba.

continua após a publicidade

Em alta na competição, o Figueirense completou quatro jogos sem derrotas, enquanto o Coritiba vive uma situação inversa porque acumulou a sua terceira derrota consecutiva. Antes tinha caído diante do Ipatinga, por 5 a 1, e depois diante do Duque de Caxias por 2 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Ygor, de cabeça, e por Juninho.

No Canindé, a Portuguesa voltou a decepcionar ao ser batido pelo Bahia por 4 a 2, de virada. Há quatro rodadas sem vencer, a Lusa está em queda livre. Aparece com 27 pontos, em oitavo lugar. Ao contrário, o Bahia está em alta e aparece na vice-liderança. Zé Carlos e Luís Ricardo marcaram para os paulistas, enquanto Alison e Jael (3 vezes) fizeram os gols baianos.

Outros dois paulistas empataram em casa. No ABC, o Santo André buscou o empate, por 2 a 2, com o Sport depois de estar perdendo por 2 a 0. O resultado, porém, não livrou o time da casa da zona do rebaixamento, com 17 pontos, em 17.º lugar. O Sport, com 21, ocupa posição intermediária. Igor e Ciro, artilheiro da Série B com 12 gols, fizeram para os pernambucanos, enquanto Alê e Nando marcaram para os paulistas.

continua após a publicidade

No Vale do Paraíba, o Guaratinguetá deixou a vitória escapar nos últimos minutos. Vencia o América-RN por 1 a 0, com gol de Serginho, mas levou o empate com Edson Rocha. O clube paulista tem 26 pontos, em nono lugar, enquanto que o time potiguar, com 13, ainda é penúltimo colocado.

Pior fez o Bragantino, que perdeu para o lanterna Vila Nova por 3 a 1, em Goiânia. E ainda saiu na frente, com Welton, mas levou a virada com Bruno Lopes (2 vezes) e Roni. O time goiano estreou o técnico Ademir Fonseca e ainda permanece na lanterna, mas agora com 11 pontos. O Bragantino, com 18, continua bem perto da zona de degola, em 16.º lugar.

continua após a publicidade

Paraná e ASA fazem à noite o confronto direto por posições na tabela, a partir das 21 horas, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O Paraná, que não vence há cinco jogos, tem 20 pontos. O ASA soma dois pontos a mais e vem de derrota, por 2 a 1, para o Guaratinguetá, atuando em Alagoas.

Confira a 17.ª rodada da Série B:

Sexta-feira

Icasa 2 x 0 Ponte Preta

América-MG 2 x 0 São Caetano

Náutico 0 x 0 Brasiliense

Duque de Caxias 1 x 1 Ipatinga

Sábado

Santo André 2 x 2 Sport

Figueirense 2 x 0 Coritiba

Portuguesa 2 x 4 Bahia

Vila Nova 3 x 1 Bragantino

Guaratinguetá 1 x 1 América-RN

21 horas

Paraná x ASA