O Figueirense manteve o bom aproveitamento em casa no Brasileirão, ao derrotar o Atlético-GO por 2 a 0, na fria noite deste sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os gols da partida saíram apenas no segundo tempo, num intervalo de apenas cinco minutos, e foram marcados por Héber e Edson Silva.

continua após a publicidade

Com a segunda vitória em dois jogos disputados em casa no campeonato – ganhou também do Cruzeiro na rodada de abertura -, o Figueirense chegou aos seis pontos. Enquanto isso, o Atlético-GO permanece com três pontos.

Jogando sob 11ºC em Florianópolis, o Figueirense deu a falsa impressão de que a solução para superar o Atlético-GO seria encontrada já nos primeiros minutos de jogo. Com menos de dois minutos de disputa, tentou dois chutes ao gol sem muito perigo ao goleiro atleticano Márcio.

Mostrando-se ambicioso, diante de uma equipe com dificuldades de ultrapassar o meio-de-campo, o Figueirense conseguiu sustentar a superioridade por pouco mais de 10 minutos. Logo, o time goiano passou a explorar os espaços vazios cedidos pelo adversário e equilibrou a partida, chegando a superar os donos da casa em volume de jogo.

continua após a publicidade

Foram poucas as chances claras de gol no primeiro tempo. As mais importantes foram do lado do time catarinense. Aos 13 minutos, o atacante Aloísio se livrou de três marcadores e chutou mal, para o desespero de Reinaldo, que estava livre dentro da área. E aos 35, o meia Wellington Nem fez um cruzamento perfeito, mas o atacante Héber não conseguiu chegar para finalizar.

A melhor chance atleticana no primeiro período aconteceu aos 41 minutos, quando o meia Vitor Júnior arriscou forte e a bola raspou no travessão. Entre arriscar-se e surpreender o Figueirense, o Atlético-GO preferiu valorizar a posse de bola e garantir o empate na etapa inicial.

continua após a publicidade

Como em boa parte do primeiro tempo, o Atlético-GO iniciou a etapa final com a estratégia de valorização da posse de bola e com pouca capacidade para se arriscar no ataque. Mas, dessa vez, o Figueirense teve melhor sorte nas finalizações. Assim, conseguiu marcar seus dois gols.

Aos 23 minutos, o atacante Héber pegou um lançamento do lateral Bruno e, com a contribuição da falha defensiva atleticana, bateu cruzado para o fundo do gol do goleiro Márcio: 1 a 0. O gol aguçou o apetite do Figueirense. Cinco minutos depois, o zagueiro Edson Silva aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para fazer 2 a 0.

Com a desvantagem no placar, o Atlético-GO abriu mão da estratégia defensiva e passou a ficar mais exposto, mas não foi suficiente para facilitar as ações do Figueirense. Com isso, o jogo terminou mesmo 2 a 0 para o time catarinense, para a alegria da torcida que foi ao Orlando Scarpelli.

FICHA TÉCNICA:

Figueirense 2 x 0 Atlético-GO

Figueirense – Wilson; Bruno, João Paulo Goiano, Edson Silva, Juninho; Ygor, Túlio, Maicon, Wellington Nem (Rhayner); Reinaldo (Héber) e Aloísio (Roger Carvalho). Técnico: Jorginho.

Atlético-GO – Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor (Felipe Brizola), Pituca (Rômulo), Ramalho e Vitor Júnior; Marcão e Felipe (Anselmo). Técnico: PC Gusmão.

Gols – Héber, aos 23, e Edson Silva, aos 28 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Wilson Luiz Seneme (SP).

Cartões amarelos – Pituca, Agenor, Adriano e Rhayner.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.