O Figueirense manteve o bom aproveitamento em casa no Brasileirão, ao derrotar o Atlético-GO por 2 a 0, na fria noite deste sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os gols da partida saíram apenas no segundo tempo, num intervalo de apenas cinco minutos, e foram marcados por Héber e Edson Silva.
Com a segunda vitória em dois jogos disputados em casa no campeonato – ganhou também do Cruzeiro na rodada de abertura -, o Figueirense chegou aos seis pontos. Enquanto isso, o Atlético-GO permanece com três pontos.
Jogando sob 11ºC em Florianópolis, o Figueirense deu a falsa impressão de que a solução para superar o Atlético-GO seria encontrada já nos primeiros minutos de jogo. Com menos de dois minutos de disputa, tentou dois chutes ao gol sem muito perigo ao goleiro atleticano Márcio.
Mostrando-se ambicioso, diante de uma equipe com dificuldades de ultrapassar o meio-de-campo, o Figueirense conseguiu sustentar a superioridade por pouco mais de 10 minutos. Logo, o time goiano passou a explorar os espaços vazios cedidos pelo adversário e equilibrou a partida, chegando a superar os donos da casa em volume de jogo.
Foram poucas as chances claras de gol no primeiro tempo. As mais importantes foram do lado do time catarinense. Aos 13 minutos, o atacante Aloísio se livrou de três marcadores e chutou mal, para o desespero de Reinaldo, que estava livre dentro da área. E aos 35, o meia Wellington Nem fez um cruzamento perfeito, mas o atacante Héber não conseguiu chegar para finalizar.
A melhor chance atleticana no primeiro período aconteceu aos 41 minutos, quando o meia Vitor Júnior arriscou forte e a bola raspou no travessão. Entre arriscar-se e surpreender o Figueirense, o Atlético-GO preferiu valorizar a posse de bola e garantir o empate na etapa inicial.
Como em boa parte do primeiro tempo, o Atlético-GO iniciou a etapa final com a estratégia de valorização da posse de bola e com pouca capacidade para se arriscar no ataque. Mas, dessa vez, o Figueirense teve melhor sorte nas finalizações. Assim, conseguiu marcar seus dois gols.
Aos 23 minutos, o atacante Héber pegou um lançamento do lateral Bruno e, com a contribuição da falha defensiva atleticana, bateu cruzado para o fundo do gol do goleiro Márcio: 1 a 0. O gol aguçou o apetite do Figueirense. Cinco minutos depois, o zagueiro Edson Silva aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para fazer 2 a 0.
Com a desvantagem no placar, o Atlético-GO abriu mão da estratégia defensiva e passou a ficar mais exposto, mas não foi suficiente para facilitar as ações do Figueirense. Com isso, o jogo terminou mesmo 2 a 0 para o time catarinense, para a alegria da torcida que foi ao Orlando Scarpelli.
FICHA TÉCNICA:
Figueirense 2 x 0 Atlético-GO
Figueirense – Wilson; Bruno, João Paulo Goiano, Edson Silva, Juninho; Ygor, Túlio, Maicon, Wellington Nem (Rhayner); Reinaldo (Héber) e Aloísio (Roger Carvalho). Técnico: Jorginho.
Atlético-GO – Márcio; Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor (Felipe Brizola), Pituca (Rômulo), Ramalho e Vitor Júnior; Marcão e Felipe (Anselmo). Técnico: PC Gusmão.
Gols – Héber, aos 23, e Edson Silva, aos 28 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Wilson Luiz Seneme (SP).
Cartões amarelos – Pituca, Agenor, Adriano e Rhayner.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.