O Figueirense deu fim ao jejum de dois meses e meio sem vitória em seu estádio (Orlando Scarpelli) ao derrotar de virada, neste sábado, com dois gols do atacante Júlio César, o América-MG por 2 a 1, em Florianópolis. A equipe catarinense se manteve na oitava colocação no Campeonato Brasileiro, agora com 44 pontos, e segue sonhando até com uma vaga na Copa Libertadores. Já o time mineiro permanece na lanterna da competição, com 24.
O América entrou em campo determinado e disciplinado taticamente. Ao contrário do que era previsto, a equipe mineira não se acovardou e logo no início da partida partiu para cima do Figueirense com forte marcação e determinada a neutralizar as ações de ataque do adversário.
E foi do América a primeira chance. A mais consistente aconteceu aos 25 minutos com Carleto acertando um belo chute, que explodiu no travessão do goleiro Wilson. Em seguida fez seu gol, aos 36 minutos. Rodriguinho recebeu de William e chutou de fora da área para abrir o placar. O Figueirense sentiu o gol e fechou o primeiro tempo com mais posse de bola, mas se excedeu nos erros de passes.
O Figueirense voltou para a segunda etapa mais agressivo por conta das substituições feitas pelo técnico Jorginho. Ele tirou meia (Maicon) para a entrada de um atacante (Aloísio) e lançou dois meias (Fernandes e Wilson Pitoni) para impor velocidade e mais criatividade no setor. A iniciativa deu certo e, a partir dos 10 minutos, a história do jogo começou a mudar com as faltas cometidas pelos mineiros.
Pressionado com jogadas pelo meio, coube ao América parar as jogadas alvinegras com faltas. E foi em uma delas que o Figueirense empatou aos 24 minutos em cobrança perfeita, no ângulo, efetuado pelo atacante Júlio César. Na pressão, o time catarinense virou aos 37 em cobrança de escanteio. Wilson Pitoni cobrou, Aloísio cabeceou, mas a bola sobrou para Júlio César fazer o último toque para o fundo da rede.
Pela 31.ª rodada, no próximo sábado, o Figueirense enfrenta o Palmeiras, às 18 horas, no estádio do Canindé, em São Paulo. Já o América recebe o Grêmio, no mesmo dia e horário, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
Ficha Técnica:
Figueirense 2 x 1 América-MG
Figueirense – Wilson; Bruno, Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Fernandes), Maicon (Aloísio) e Elias (Wilson Pitoni); Wellington Nem e Júlio César. Técnico: Jorginho.
América-MG – Neneca; Everton (Irênio), Preto, William Rocha e Marcos Rocha; Carleto, Leandro Ferreira, Amaral e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior (Leo). Técnico: Givanildo de Oliveira.
Gols – Rodriguinho, aos 36 minutos do primeiro tempo; Júlio César, aos 24 e aos 37 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Juninho e Bruno (Figueirense); Carleto, Everton e Leandro Ferreira (América-MG).
Árbitro – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).