Fifa testará quarta substituição em caso de prorrogação na Olimpíada

Ainda em busca de mudanças para apagar a queda da credibilidade após o maior escândalo da história do futebol, o Comitê Executivo da Fifa se reuniu mais uma vez nesta sexta-feira para discutir uma extensa reforma na modalidade. Entre os temas em debate, estava a possibilidade da realização de uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação.

A proposta já havia sido aprovada pela International Board, entidade que gerencia as regras da modalidade, e agora passou também no crivo da Fifa. A quarta substituição em partidas que forem para a prorrogação será colocada em prática em caráter experimental nos Jogos Olímpicos do Rio, este ano.

A quarta substituição poderá ser realizada somente na segunda fase da competição, uma vez que só estas partidas podem ir para a prorrogação, e até pela possibilidade de sequer testar a mudança, já que a Olimpíada pode terminar sem jogos no tempo extra, a Fifa aprovou outro teste. A nova regra também será implementada na Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Feminino, na Papua Nova Guiné.

Entre as outras medidas debatidas nesta sexta-feira, o Comitê Executivo também aprovou uma nova meta financeira para 2016, um dia depois de divulgar um balanço das contas da entidade em 2015. Pela primeira vez desde 2002, a Fifa terminou o ano com prejuízo, de US$ 122 milhões.

A entidade ainda aprovou a implementação de um calendário para o futebol feminino, além de ratificar os horários das partidas da Copa das Confederações de 2017 e da Copa do Mundo de 2018, ambas na Rússia. A abertura e a decisão do Mundial acontecerão às 18 horas (local). Haverá, ainda partidas, disputadas às 13h, 15h, 16h, 17h, 19h, 21h, 22h no horário local.

Todas estas inovações e explicações fazem parte da nova proposta de mais transparência da Fifa. A entidade ainda está com a imagem bastante manchada depois do escândalo de corrupção que estourou no ano passado e que terminou com a prisão de diversos dirigentes, além da suspensão de nomes como os de Joseph Blatter, Jérôme Valcke, entre outros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo