A Fifa anunciou nesta quinta-feira uma dura punição ao veterano lateral Emmanuel Eboué, do Sunderland, por conta de uma dívida. O ex-jogador do Arsenal de 32 anos foi suspenso do futebol por um ano após uma longa batalha judicial com seu ex-empresário, que reclama do não pagamento de seus honorários.

continua após a publicidade

De acordo com a determinação da Fifa, Eboué terá que se afastar de qualquer atividade relacionada ao esporte pelos próximos 12 meses. O lateral pode diminuir o período de suspensão se quitar a dívida com seu ex-agente, Sebastien Boisseau.

Só que a punição pode ter repercussões ainda mais desfavoráveis para Eboué. Imediatamente após o anúncio da Fifa, o Sunderland manifestou o desejo de romper o contrato do lateral. Ele chegou ao clube há somente três semanas e tem vínculo apenas até o fim desta temporada europeia, no meio do ano.

“Eboué assinou um contrato com o Sunderland até o fim da atual temporada e o clube, então, já o noticiou de sua intenção de encerrar o contrato. O jogador terá duas semanas para apelar contra a decisão da Fifa”, informou o Sunderland em comunicado. “A suspensão foi causada por uma disputa monetária que precede seu período no Sunderland e não foi informada ao clube pelo jogador.”

continua após a publicidade

Lateral da seleção da Costa do Marfim, Eboué mantém uma disputa contratual com Boisseau desde 2013, quando um juiz da Comissão do Estatuto do Jogador da Fifa ordenou que o atleta pagasse o que devia ao agente. Como não obedeceu a decisão, o marfinense acabou punido e foi obrigado a pagar uma multa de 30 mil francos suíços (quase R$ 112 mil).