Já sondada por representantes de seleções estrangeiras, Curitiba teve ontem a confirmação de suas duas primeiras sedes para treinamentos e hospedagem de seleções aptas a receber delegações na Copa do Mundo 2014. O primeiro catálogo oficial apresentado pela Fifa conta com 54 estruturas em todo Brasil, em listagem que no Paraná também inclui Maringá e Cascavel.
Os chamados “Team Base Camps” confirmados em Curitiba são o CT do Caju, que conta com local de hospedagem próprio, e o estádio Durival Britto e Silva, junto com o hotel Slaviero Rockefeller. Em Maringá, a estrutura oficializada é a do Estádio Willie Davids, junto com o Hotel Deville, enquanto em Cascavel houve a apresentação do Olímpico Regional, fazendo tabelinha com o hotel Deville Express. “Agora, fica a critério da Fifa distribuir a listagem às seleções”, disse o secretário de Estado para assuntos da Copa 2014 no Paraná, Mário Celso Cunha.
De acordo com o secretário municipal de Curitiba para assuntos da Copa 2014, Luiz de Carvalho, japoneses, australianos e dinamarqueses já realizaram sondagens preliminares sobre a estrutura existente na capital paranaense. “Eles se atentavam muito à questão climática, infraestrutura dos locais oferecidos, hotelaria, aeroportos, distância dos locais de jogos, tempo de deslocamento de uma sede para outra. Enfim, toda uma questão de logística”, explicou.
Outras duas listas com locais aptos a receber seleções ainda serão apresentadas pela Fifa, em data ainda não confirmada. “Pode chegar a 85 indicações. A Fifa exige o mínimo de 64”, disse Mário Celso Cunha. A expectativa paranaense é a confirmação de novas estruturas no torneio. Entre os demais locais curitibanos que foram inspecionados pela Fifa estão estádio Couto Pereira, CT da Graciosa, CT Ninho da Gralha, Ecoestádio Janguito Malucelli, Trieste Stadium e CT Barcelos.
Linha de Crédito
Os locais de treinamento selecionados pela Fifa devem ser anunciados como aptos a receber uma linha de crédito a ser apresentada pelo governo federal. “Isso se os proprietários quiserem”” pontuou o secretário de Estado para assuntos da Copa. Ainda assim, Mário Celso explica que as atuais estruturas existentes não precisam, necessariamente, passar por reparos para poder receber seleções antes e durante a Copa do Mundo 2014. “Esses quatro locais (selecionados no Paraná) já têm condições de receber delegações”, completou.