A edição de 2019 do Mundial Sub-17 não será mais no Peru. Nesta sexta-feira, a Federação Peruana de Futebol anunciou que a Fifa lhe retirou o direito de organizar a competição. E as informações da imprensa local são de que a competição vai ser disputada no Brasil.
A Fifa ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas a Federação Peruana de Futebol relatou a perda da sede da competição de seleções juvenis, explicando que não foi possível cumprir com todas as exigências da entidade máxima.
“Não foi possível cumprir a totalidade dos requisitos solicitados pela Fifa, principalmente com a garantia governamental número 8 relacionada ao tratamento de impostos”, explica a federação peruana em seu comunicado.
A entidade ainda lamentou a decisão da Fifa, mas prometeu seguir trabalhando para organizar uma competição de nível mundial até 2021, quando será comemorado o bicentenário da independência do Peru. “Vamos continuar trabalhando para cumprir o sonho de muitos peruanos de ter um Mundial no país”, afirma.
O Mundial Sub-17 estava previsto para ser disputado no Peru entre 5 e 27 de outubro. Em sua nota a federação peruana não se pronuncia sobre a nova sede, embora a imprensa de seu país aponte que a Fifa deve anunciar o Brasil como organizar da competição. E até pela alteração de última hora, é possível que a data de realização do torneio seja postergado, dando mais tempo ao novo anfitrião para preparar seus estádios e infraestrutura para receber o evento da Fifa.