O Itaquerão vai passar por mais um teste no próximo domingo. Mas não será um jogo com atletas famosos, muito menos com presença de torcida. A Fifa aproveitará uma partida entre garotos de equipes sub-17 para testar o posicionamento de câmeras e a iluminação, em um ensaio para padronizar o estádio para a abertura da Copa – que é chamado de “warm up” (aquecimento).
Os testes serão bem diferentes da última transmissão no estádio, entre Corinthians e Botafogo, quando as emissoras de televisão tiveram de ficar no prédio Leste, que posiciona as câmeras contra o sol na parte da tarde. A Fifa quis evitar que o manuseio de equipamentos danificasse alguns cabos de fibra ótica que já estão instalados.
No prédio Oeste ficará a maior parte da estrutura de transmissão, que envolverá 34 câmeras em HD – que tentarão captar todos os ângulos do espetáculo, além de uma variedade de câmeras extras, dependendo do jogo e das exigências. Numa final, por exemplo, a quantidade pode ser bem maior.
Na transmissão que fica a cargo da Fifa, haverá câmeras específicas para cada coisa, como para mostrar detalhes de perto de um jogador, exibir a disposição tática das equipes, mostrar a linha de impedimento, filmar a entrada dos atletas no túnel dos vestiários e até câmeras invertidas para exibir as cobranças de escanteio, com possibilidade de replay em câmera muito lenta. Outro detalhe é que haverá um helicóptero sobrevoando os estádios, para mostrar imagens aéreas dos jogos.