Fifa não aumentará número de árbitros na Copa de 2010

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que não mudará o número de árbitros nas partidas da Copa do Mundo de 2010. A ideia de colocar dois auxiliares a mais em campo foi discutida em reunião da entidade na África do Sul, mas foi rejeitada.

O tema foi amplamente discutido depois do lance que classificou a França para o Mundial. No confronto com a Irlanda, Thierry Henry ajeitou a bola com a mão antes de tocar para William Gallas empatar o jogo e classificar os campeões de 1998.

A jogada causou polêmica porque o juiz e o auxiliar estavam encobertos e não viram o lance, mostrado com precisão pelas imagens da TV. Então, surgiu a discussão sobre o aumento no número de árbitros, com o possível uso de dois auxiliares atrás dos gols.

“Os testes que estamos fazendo na Liga Europa têm de continuar. Mas decidimos que, para a Copa do Mundo de 2010, não haverá mudança no número de árbitros. Vamos continuar com um juiz e dois auxiliares, além do árbitro reserva. Isso está definido”, disse Joseph Blatter, presidente da Fifa.

O dirigente não descartou, no entanto, o uso de árbitros extras e da avaliação de imagens no esporte. “Depois vamos discutir a respeito desses temas”, afirmou Blatter. O suíço admitiu a possibilidade de haver mais um ou dois árbitros reservas, para entrarem no jogo em caso de contusões dos que estão atuando.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna