Uma delegação da Fifa disse que os estádios propostos por Espanha e Portugal na candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022 são “ideais” para a realização de grandes partidas. Inspetores da Fifa visitaram o Camp Nou, do Barcelona, o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, o Estádio da Luz, do Benfica, e o Estádio do Dragão, do Porto, durante uma visita de inspeção aos países que durou quatro dias.
O chefe da delegação, o chileno Harold Mayne-Nicholls, disse em um comunicado que os governos haviam dado “plenas garantias” de que apoiariam o torneio. Mayne-Nicholls ressaltou confiar que os hotéis e aeroportos da Península Ibérica estarão em condições de receber a quantidade de turistas que mobiliza um Mundial.
Além da candidatura conjunta de Espanha e Portugal, existem quatro outro postulantes que estão na disputa tanto pela Copa de 2018 quanto pela de 2022: Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e a candidatura de Bélgica e Holanda. Já Austrália, Japão, Coreia do Sul e Catar se apresentaram apenas para o Mundial 2022. As sedes dos dois torneios serão definidas pela Fifa no dia 2 de dezembro.
Os inspetores da Fifa estão visitando os países candidatos a receber a Copa de 2018 e de 2022 para realizar o relatório que ajudará os membros do Comitê Executivo da entidade a realizarem a escolha. Estados Unidos e Catar são os dois únicos postulantes que ainda não foram inspecionados.