A Fifa chegou nesta quinta-feira a um acordo com a Wada (Agência Mundial Antidoping) para elaborar um novo programa de controle de doping no futebol. Assim, as duas entidades esperam acabar com as disputas que travaram nos últimos anos.

continua após a publicidade

O acordo foi fechado durante reunião entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o da Wada, John Fahey, em Zurique, na Suíça. Após trocas de elogios, os dois dirigentes admitiram que há possibilidade de melhorar o controle no futebol.

Quando a Wada implantou seu novo programa em janeiro, a Fifa não aceitou algumas regras, como a que determina que o atleta indique seu paradeiro durante todo o ano para possíveis exames surpresa. Agora, no entanto, elas chegaram a um acordo.

O novo programa antidoping do futebol mundial deve usar como modelo o que existe atualmente no ciclismo, que cria um passaporte biológico dos principais atletas para que haja um acompanhamento. Agora, Fifa e Wada prometem fazer os ajustes.

continua após a publicidade

“Estamos trabalhando juntos, na luta contra o doping”, anunciou Blatter. “Esse acordo é excitante. É mais um passo nessa luta, que trará benefícios no futuro. Mas sabemos que irá demorar algum tempo para implementar”, disse John Fahey.

Atualmente, o futebol mundial realiza cerca de 33 mil exames antidoping por ano, sendo que metade disso acontece na Europa. E apenas 0,3% dá positivo, um resultado considerado bom tanto pela Fifa quanto pela própria Wada.

continua após a publicidade