Zurique – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini, aproveitaram uma sobreposição de datas entre o Mundial de Clubes deste ano e a Liga dos Campeões, em dezembro, para colocar em pauta a discussão de um calendário unificado para o futebol até 2014. Os dois participaram ontem de uma ?reunião de coordenação? em que abordaram outros ?problemas urgentes?, segundo comunicados divulgados pelas duas entidades.
Blatter e Platini são aliados e apoiadores mútuos em suas eleições, o que deve resultar numa linha conjunta de trabalho nos próximos anos.
?A Fifa não pode implementar suas políticas para o futebol sem o apoio de uma entidade importante como a Uefa?, afirmou Blatter.
Nada por enquanto foi resolvido quanto ao problema do fim do ano, mas os dois cartolas agora pedem a colaboração de outras organizações esportivas, para resolver os problemas de calendário, entre eles ?federações, associações de jogadores e as ligas?, que na Europa são as responsáveis pelos campeonatos nacionais.
Seguro
Outro assunto polêmico que esteve em pauta é a criação de seguro para jogadores que são convocados para as seleções – assunto que ganhou destaque após lesões graves sofridas na última Copa do Mundo pelo zagueiro suíço Senderos, do Arsenal, e pelo atacante inglês Owen, do Newcastle. Os dois clubes ameaçaram pedir uma indenização à Fifa por ficarem sem seus atletas, mas recuaram.
?Há uma coincidência entre nossos pontos de vista, então precisamos trabalhar juntos para promover os verdadeiros valores do futebol e desenvolver o nosso esporte?, disse Platini, eleito em janeiro com a promessa de dar mais espaço nas milionárias competições européias de clubes aos países menos desenvolvidos.