A Fifa anunciou nesta segunda-feira que se juntará à France Football para eleger o melhor jogador do mundo na temporada. Assim, a eleição que a entidade promovia para escolher o atleta com maior destaque na modalidade deixará de existir. A mesma coisa acontecerá com a votação que a revista francesa realizava para definir o futebolista que mais apareceu durante o ano no futebol europeu.
O novo prêmio será chamado de Bola de Ouro. Jornalistas, treinadores e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa participarão da eleição. A cerimônia está prevista para ocorrer no dia 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
“Em janeiro do próximo ano nós teremos um troféu para o melhor jogador do mundo”, afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que também revelou que a premiação para o futebol feminino continuará sendo realizada.
O acordo foi anunciado pelo dirigente da entidade responsável pelo futebol mundial e pela editora da France Football, Marie-Odile Amaury, em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira. Os detalhes financeiros do vínculo, que terá duração de quatro anos, não foram revelados. “Nós estamos bem orgulhosos de divulgar isto para vocês”, celebrou a responsável pela publicação.
A Fifa e a France Footbal também criarão novas premiações para escolher o melhor treinador da temporada assim como também definirão uma lista de 11 jogadores que formariam uma equipe perfeita.