Fifa confirma oficialmente que Copa-2014 será no Brasil

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou agora oficialmente o que todos esperavam: o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014. O país era candidato único à vaga e atendeu a todos os critérios exigidos. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (30) na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do Ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior, do escritor Paulo Coelho, de Romário, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos; Dunga, atual comandante da seleção nacional, além de governadores de vários estados.

Além da Copa de 2014, no Brasil, a Fifa também divulgou que a Copa do Mundo feminina de 2011 será na Alemanha.

Para Lula, responsabilidade do Brasil aumenta agora

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, ressalta que a responsabilidade do Brasil aumentou depois que o país foi confirmado oficialmente pela Fifa como sendo o organizador da Copa do Mundo de 2014. "Agora pesa nas costas maior responsabilidade do que quando chegamos. Realizar a Copa é uma tarefa imensa, incomensurável".

Para ele, a responsabilidade é divida uma vez que, quando o mundial for realizado, nem ele, nem os governadores estarão mais nos cargos. Lula lembrou que quando o Brasil sediou a primeira Copa, em 1950, ele tinha apenas quatro anos e seis meses, e que, em 2014 vai estar com 69 anos.

Lula ressaltou que, no Brasil, o futebol não é tratado apenas como esporte. "É uma paixão nacional. Nós choramos quando você, Platini, marcou pênalti, no Brasil" (Foi um equivoco do Lula que se confundiu. O jogador francês marcou durante o jogo, mas perdeu sua cobrança na disputa de pênaltis, na Copa de 1986, que acabou eliminando o Brasil). (AE)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo