Berlim – Após a final da Copa do Mundo em que a Itália sagrou-se tetracampeã mundial, a Fifa anunciou os vencedores dos prêmios de Chuteira de Ouro (artilheiro), Time Sensação do Mundial, Melhor Goleiro, Melhor Jovem Jogador e Fair Play.

continua após a publicidade

A chuteira de Ouro foi dada ao atacante alemão Miroslav Klose, artilheiro da Copa do Mundo de 2006 com cinco gols, o goleador que menos marcou na história dos mundiais junto com o iugoslavo Drazan Jerkovic, em 1962, no Chile. Os três últimos vencedores do prêmio foram: Oleg Salenko (Rússia) e Hristo Stoichkov (Bulgária), com seis gols em 94; Davor Suker (Croácia), também com seis gols em 98; e Ronaldo, com oito gols em 2002.

Outro alemão foi premiado, o atacante Lukas Podolski, o Melhor Jovem Jogador do Mundial. Autor de três gols pela Alemanha, que terminou na 3.ª colocação, ele acaba de se transferir para o Bayern de Munique.

Após uma bela atuação na Copa, aliás, em que saiu campeão mundial, o italiano Buffon foi eleito o melhor goleiro e recebeu o Prêmio Yashin, alusão a Levin Yashin, arqueiro russo que é considerado um dos melhores goleiros da história. Buffon só foi vazado duas vezes no Mundial, um gol contra de Zaccardo no jogo contra os EUA, e um gol de pênalti de Zidane na final. Os três últimos goleiros a receberem a premiação foram o belga Preud?homme (94); o francês Barthez (98); e o alemão Kahn (2002).

Sensação

continua após a publicidade

Mesmo terminando na 4.ª colocação, Portugal foi eleita a Equipe Sensação. O time de Felipão empolgou e surpreendeu todos os prognósticos que não o colocavam entre os candidatos a fazer uma boa campanha no Mundial. Antes dos portugueses, as últimas três seleções agraciadas com o prêmio foram: Brasil (94), França (98) e Coréia do Sul (2002).

Consolação

E se não deu para o Brasil sair da Alemanha com o hexacampeonato pelo menos ganhou o Prêmio Fair Play, dado ao time menos violento e que demonstra um maior espírito esportivo. Porém, a seleção teve de dividir a premiação com a Espanha.

continua após a publicidade