A Fifa anuncia nesta segunda-feira (12) o melhor jogador do mundo em 2008. E o favorito ao prêmio é o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, que no domingo mostrou todo seu potencial ao brilhar na vitória de sua equipe sobre o Chelsea por 3 a 0, pelo Campeonato Inglês.
Os outros quatro finalistas são o brasileiro Kaká, do Milan; o argentino Messi, do Barcelona; e os espanhóis Fernando Torres, do Liverpool, e Xavi Hernández, do Barcelona. Mas Cristiano Ronaldo é mesmo o favorito, até por já ter levado dois prêmios: a Bola de Ouro, da revista France Football, e a eleição da Fifpro, a associação de jogadores.
Vencendo, Cristiano Ronaldo será o segundo português a levar o prêmio, igualando o feito de Luis Figo, em 2001. Em 2008, ele liderou o Manchester United na conquista da Liga dos Campeões, em que foi o artilheiro, com 8 gols, e do Campeonato Inglês, no qual marcou 31 vezes. Pouco antes do Natal, ainda foi campeão do Mundial de Clubes.
Kaká, o vencedor em 2007, mais uma vez põe o Brasil na final, mas agora menos valorizado. Sua última temporada foi afetada por uma série de lesões e pela irregularidade do Milan, que não obteve nenhum título. Messi, em alta na Europa, aparece na lista pela segunda vez consecutiva, mas os resultados não tão convincentes do Barcelona na temporada 2007/2008 o prejudicaram. Fernando Torres e Xavi Hernández figuram entre os destaques por causa do bom desempenho na vitoriosa campanha da Espanha na Eurocopa de 2008, mas não nutrem a esperança de roubar a festa dos astros principais.
O pouco de mistério que ainda resta deve se encerrar a partir das 17 horas (de Brasília), quando começa a festa de gala marcada para a sede da Fifa, em Zurique.