A Fifa anunciou nesta quarta-feira que abriu uma ação disciplinar contra a Federação Alemã de Futebol depois que torcedores da sua seleção nacional entoaram cânticos nazistas durante uma partida contra a República Checa, válida pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018 e disputada na última sexta-feira.
Em seu comunicado, a Fifa indicou que investiga “vários incidentes” e que também abriu uma ação disciplinar contra a Federação Checa de Futebol. As equipes mandantes são as responsáveis pela segurança dos estádios – a partida foi disputada em Praga, tendo terminado com vitória da Alemanha por 2 a 1. As eventuais punições impostas contra as federações deverão ser anunciadas pela Fifa até o final de setembro.
Após o incidente, o presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinhard Grindel, cobrou um maior controle sobre a distribuição dos ingressos para reduzir a chance de os jogos em solo europeu serem povoados por este tipo de torcedor radical. Na oportunidade, a federação assegurou que os ingressos desses torcedores não foram adquiridos através de seus canais oficiais.
Na última sexta-feira, em Praga, um grupo de cerca de 200 torcedores extremistas que entoaram cânticos nazistas durante o jogo. Além disso, o atacante Timo Werner, da própria seleção alemã, também foi alvo de ofensas por parte dos seus compatriotas durante o confronto realizado na República Checa.