Terceira colocada nas últimas edições do Mundial (2014) e do Campeonato Europeu (2015), a França terá um grupo relativamente fácil em busca da vaga no Rio-2016. Os franceses vão jogar o Pré-Olímpico de Manila, nas Filipinas, contra os donos da casa, Turquia, Senegal, Canadá e Nova Zelândia. Os canadenses, que ficaram em terceiro na Copa América do ano passado, são em teoria os rivais mais complicados.

continua após a publicidade

Na fórmula adotada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para apontar os times que jogarão o Rio-2016, três Pré-Olímpicos Mundiais paralelos, em cidades diferentes, vão indicar cada um uma equipe. O sorteio das chaves aconteceu nesta terça-feira. Os torneios serão entre 4 e 10 de julho.

A Sérvia, vice-campeã mundial em 2014, vai atuar em casa, em Belgrado, contra Angola, Porto Rico, Japão, República Checa e Letônia. Já em Turim a Itália vai receber Grécia, México, Irã, Tunísia e Croácia.

Este último grupo promete ser o mais equilibrado, uma vez que Grécia, Croácia e México foram até as oitavas de final do último Mundial, o México foi semifinalista da Copa América e Grécia e Itália chegaram às quartas do Europeu.

continua após a publicidade

EUA (campeão mundial), Brasil (dono da casa), Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China já estão garantidos na Olimpíada. Por enquanto, a principal ausência no Rio-2016 é a Alemanha, desclassificada do processo de classificação por conta da má campanha no Europeu.

FEMININO – No feminino, o Pré-Olímpico terá sede única, na França, entre 13 a 19 de junho. Estarão em jogo quatro vagas no Rio-2016, que serão definidas nas quartas de final, em confrontos cruzando os dois primeiros colocados dos grupos A e B e dos grupos C e D.

continua após a publicidade

Na Grupo A estão Cuba, Nova Zelândia e França. O B tem Camarões, Turquia e Argentina. O Grupo C conta com Bielo-Rússia, Coreia do Sul e Nigéria, enquanto o Grupo D tem Venezuela, Espanha e China.