A Federação Internacional de Basquete (Fiba) aprovou durante uma reunião do Central Board, órgão responsável pelas regras no esporte, em Porto Rico, três mudanças que deverão entrar em vigor somente no dia 1.º de outubro, e ainda o aumento de 16 para 24 seleções para o mundial masculino de 2006.

Esta última mudança facilitará a vida do basquete masculino brasileiro. Com o aumento no número de seleções que disputam o mundial, as Américas terão cinco vagas para a competição. África e Ásia terão três. Europa, seis, e a Oceania, duas. Por ser o país-sede, o Japão está garantido. Cinco seleções serão convidadas para participar do evento.

A partir de outubro, os técnicos passarão a ter direito a cinco pedidos de tempo, dois no primeiro e três no segundo período (antes era um pedido de tempo por quarto, sendo dois no último quarto). Também só haverá bola ao alto no primeiro e terceiro quartos e início das prorrogações.

A outra mudança é mais complicada. A regra dos 24 segundos de posse de bola sofre pequena alteração. Quando soar o sinal de estouro do tempo com a bola no ar, e essa tocar no aro, o jogo não será mais parado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade