FIA veta “cai-cai” para troca de motor em Sepang

São Paulo – O "cai-cai" da Fórmula 1 está proibido. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) avisou ontem às equipes que não vai mais tolerar simulações de abandono, como fez a BAR na prova de abertura do mundial, na Austrália. Jenson Button e Takuma Sato, longe da zona de pontos, foram para os boxes na última volta para não completar a corrida. O "abandono" permitiria a ambos trocar de motor para a corrida seguinte sem punições.

Nesta temporada, a FIA estipulou que os motores devem durar pelo menos dois GPs. Caso seja necessária uma troca antes da classificação, o piloto perde dez posições no grid. A exceção é para o caso de um piloto não terminar uma corrida, por qualquer razão. Se isso acontecer, na prova seguinte ele pode usar um motor novo que deverá durar, então, mais dois GPs.

A BAR resolveu chamar seus dois pilotos para os boxes para correr na Malásia com motores novos, numa situação parecida com o "cai-cai" do futebol ? quando um time perde jogadores por motivo de expulsão, é normal que outros simulem contusões para acabar o jogo antes do tempo (se uma equipe tem menos de sete jogadores, o árbitro encerra a partida).

Estes motores deverão ser usados também no Bahrein, onde a maior parte das equipes estará com unidades novas, depois de cumprir as duas primeiras etapas do campeonato com os mesmos propulsores. Há quem tenha abandonado a prova de Melbourne, mas optado por manter o mesmo motor na Malásia, caso de Michael Schumacher.

Diz a FIA que em função do que fez a BAR, "uma distinção será feita entre não poder terminar uma corrida e escolher não terminar". Para a entidade, uma coisa é o piloto abandonar por algo acidental ou fora do seu controle. Outra, fingir que quebrou ou parar por orientação de seu time, mesmo sem problema técnico algum.

"A fim de garantir que o propósito do regulamento seja respeitado, e a não ser que a razão seja completamente clara, vamos pedir que a equipe que não termine a primeira das duas provas explique as circunstâncias do abandono aos comissários", diz a nota divulgada ontem.

O que a BAR fez na Austrália não foi contra o regulamento. Tanto que o time assumiu publicamente a opção de parar antes do final para largar com motores "frescos" na Malásia, onde as altas temperaturas costumam afetar sua durabilidade. A questão é ética. Pela ótica da FIA, o time foi "antidesportivo".

Os treinos para a prova de Sepang começam hoje à meia-noite. A corrida, segunda do mundial, será disputada às 4h do domingo (horário de Brasília).

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