FIA suspende a BAR; time pode ir à Justiça

São Paulo – A BAR está suspensa por dois GPs, não participa da corrida de domingo em Barcelona, nem da de Mônaco no dia 22. E perdeu os dez pontos somados por seus pilotos, Jenson Button e Takuma Sato, no GP de San Marino. O inglês terminou a corrida de Imola em terceiro, com o japonês em quinto. Foi o que decidiu a Federação Internacional de Automobilismo ontem em sua Corte de Apelações.

E está instalado o caos na Fórmula 1. A BAR promete recorrer da decisão usando todos os caminhos possíveis, inclusive a Justiça comum. "A equipe está horrorizada", disse o diretor-geral Nick Fry, que considerou a punição "desproporcional". "Em nenhum momento andamos abaixo do peso em Imola e a própria FIA reconhece que o regulamento é pouco claro."

A confusão toda começou na tarde do dia 24 em Imola, quando os carros que terminaram o GP de San Marino foram vistoriados pelos comissários esportivos da corrida. O de Button, quando foi retirada toda a gasolina do tanque, estava 6 kg abaixo dos 600 kg que o regulamento indica como peso mínimo, somando carro e piloto.

Nessa vistoria, foi encontrado um tanque extra que comporta cerca de 8 kg de combustível. A BAR alega que essa gasolina fica permanentemente no carro e que é necessária para fazer o motor funcionar. A FIA acha que é balela, e que esse tanque "escondido" acaba funcionando como lastro, o que é proibido pelas regras. Além disso, argumenta que é impossível garantir que essa gasolina não é queimada durante a corrida, fazendo com que, em algum momento, o carro ande abaixo do peso.

Max Mosley, presidente da entidade, achou "branda" a punição. "Os fatos são bem claros. Pediram que tirassem toda a gasolina, eles disseram que estava vazio, mas deixaram 15 litros no tanque. Isso é trapaça." A BAR, segundo a sentença da Corte de Apelações, não poderá infringir mais nenhuma regra durante um ano. Se isso acontecer, será suspensa por seis meses.

A equipe deve entrar com ação na Justiça comum espanhola hoje para garantir sua participação na corrida de domingo, quinta etapa do mundial. Seus carros, pilotos e funcionários estão em Barcelona, onde os primeiros treinos serão realizados a partir das 6h de Brasília.

Wurz no pódio; Liuzzi pontua

São Paulo – Com as desclassificações de Button e Sato do GP de San Marino, alguns pilotos comemoraram suas mudanças de posição na corrida disputada em Imola há cerca de duas semanas. Alexander Wurz, da McLaren, subiu de quarto para terceiro, e terá direito ao troféu que Jenson ergueu no pódio naquele domingo. Jacques Villeneuve (Sauber) saltou de sexto para quarto; Jarno Trulli (Toyota) foi de sétimo para quinto; Nick Heidfeld (Williams), de oitavo para sexto; seu companheiro Mark Webber, de nono para sétimo; e Vitantonio Liuzzi (Red Bull) festejou a entrada na zona de pontos com o oitavo lugar.

"Tonio", como é conhecido o italiano da Red Bull, fazia sua corrida de estréia na categoria. Assim, tornou-se o 53.º estreante a pontuar na história da F-1. O último fora o alemão Timo Glock, da Jordan, no GP do Canadá do ano passado. Curiosamente, também graças a desclassificações. Naquela prova, quatro carros que chegaram à sua frente, os da Toyota e os da Williams, foram excluídos do resultado final por irregularidades nos freios.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo